top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Procase realiza Intercâmbio de Comunidades Quilombolas beneficiadas pelo projeto


Entre os dias 25 e 26 de novembro, o Procase realizou o Intercâmbio de Comunidades Quilombolas no território do Cariri Ocidental. O Encontro aconteceu na comunidade de Cacimba Nova, município de São João do Tigre e reuniu beneficiários remanescentes de quilombo beneficiários do projeto em todo o estado.


Com o tema ‘Identidade Quilombola, Ancestralidade e Direitos (A)Firmados’, o evento discutiu vários temas, entre eles, a autoafirmação ancestral e a organização do trabalho produtivo tradicional. Os beneficiários puderam trocar idéias e informações acerca das diferentes regiões em que eles vivem e participaram de diversas atividades.


Segundo o coordenador do Procase, Hélio Barbosa, o objetivo do intercâmbio foi fortalecer a identidade étnica de homens, mulheres e jovens remanescentes de quilombo nas regiões atendidas pelo Procase, além de reafirmar a importância de se cultivar e respeitar as raízes de cada um.


“Foram dois dias de aprendizado, troca de experiências e muita informação importante. Estes intercâmbios que realizamos com freqüência entre as comunidades atendidas pelo Procase trazem um novo respirar a estas comunidades, além da possibilidade de nos confraternizarmos e continuarmos na luta pela identidade de nossas comunidades”, disse.


Para o agricultor José Inácio, seu Dedé como é mais conhecido, o apoio do Procase foi de extrema importância para a sua comunidade. Ele mora com mais 30 famílias remanescentes de quilombo na comunidade Sussuarana, município de Livramento. Lá foi implantada pelo Procase uma Unidade de Aprendizagem com um sistema de irrigação, o que auxiliou na produção de mudas frutíferas e palma.


“Sem essa água que veio pra cá não tinha como a gente cultivar essas mudas não. Gracas a Deus tivemos esse apoio e agora já estamos vendo a diferença na nossa propriedade com essas mudas verdes e crescendo todo dia”, comemorou.



Para ver as fotos, clique aqui

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page