top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Técnicos do Fida visitam comunidades rurais atendidas pelo Procase


Vinte e cinco comunidades rurais do Estado receberam a visita dos membros do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), instituição que, ao lado do Governo do Estado, é responsável pelas ações do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase). As visitas fazem parte da revisão de meio termo que vem sendo realizada no Procase após dois anos de execução do Projeto.


Participam dessa missão, Emmanuel Bayle, especialista em Desenvolvimento Produtivo e Acesso a Mercados; Pedro Meloni, especialista em análise de viabilidade, planos de negócios e projetos produtivos; Giulia Pedone, especialista em Gênero, Etnia, Geração Comunidades Tradicionais e Focalização; Pablo Sidersky, especialista em Assessoria Técnica e Assentamentos Rurais; Rodrigo Dias, especialista em Planejamento e Monitoramento e Avaliação; Leonardo Bichara Rocha, Oficial de Programas do FIDA no Brasil; Cintia Guzman, Especialista em Gestão do Conhecimento, Comunicação, Políticas Públicas e Disseminação; Diogo Nascimento, especialista em Aquisições.


A comitiva do Fida foi recebida pelo coordenador do Procase, Hélio Barbosa, que os conduziu em cinco dias de visita nas comunidades rurais dos cinco territórios atendidos pelo Projeto. Nas visitas, os consultores conversaram com os agricultores que fazem parte dos projetos produtivos apoiados pelo Procase, bem como, beneficiados com o Plano Emergencial de convivência com a estiagem praticado este ano.


“O Procase chega à metade de sua execução com uma série de ações já implementadas em todos os territórios de sua abrangência, bem como auxiliou aos agricultores e agricultoras a desenvolver ótimas praticas de convivência com o semiárido. Chegar ao meio do caminho com tantas ações positivas é algo que nos deixa bastante entusiasmados”, disse o coordenador do Procase, Hélio Barbosa.


Com a finalização das visitas, os membros da missão do Fida participam de uma série de reuniões com os consultores e técnicos do Procase, além de um encontro com o Governador Ricardo Coutinho, afim de identificar as ações prioritárias que serão implementadas na segunda fase do Projeto, que tem como data limite para execução o ano de 2018.


“Dos projetos Fida no Brasil, o Procase é o primeiro que chega a revisão de meio termo. Como o próprio nome diz, esta revisão vem justamente avaliar o que já foi aplicado e traçar as metas para daqui em diante. Para o Fida, é de extrema importância chegarmos mais próximos dos beneficiários para que tenhamos uma melhor noção do que de fato já conseguimos avançar”, disse o Oficial de Programas do Fida no Brasil, Leonardo Bichara.


O Procase é um dos projetos Fida no Brasil que, ao todo, destinará aproximadamente R$ 140 milhões de reais a projetos produtivos de associações, cooperativas e comunidades rurais dos 56 municípios que estão na área de abrangência do Procase. Desde 2013, o Procase vem lançando editais para que o público alvo do Projeto inscreva iniciativas de convivência com o semiárido, que, após serem selecionados, recebem os investimentos.


Por meio do Procase, o Governo do Estado dá todo o suporte técnico para que os projetos sejam aplicados conforme solicitados pelas associações. Atualmente, 35 projetos estão em execução, e outros 56 a serem iniciados.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page