top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Procase realiza intercâmbio com Rede de Mulheres do Pajeú


O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), através de parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), realiza intercâmbio com a Rede de Mulheres do Pajeú, nos dias 19 e 20 de outubro, no município de Afogados da Ingazeira (PE). Participam do evento cerca de 30 mulheres que integram projetos produtivos apoiados pelo Procase nos territórios do Cariri Ocidental, Cariri Oriental e Curimataú, além da Assessora de Gênero, Juventude, Raça e Etnia do Projeto, Maria do Carmo Oliveira, e das mobilizadoras sociais que atuam nesses territórios.

O objetivo do intercâmbio é compartilhar experiências entre os grupos de mulheres produtoras rurais do semiárido paraibano e pernambucano, promovendo o fortalecimento da autonomia organizacional e econômica, o intercâmbio dos espaços de comercialização, e incentivo a formalização dos grupos, além de contribuir com as discussões acerca da equidade de gênero e melhoria da qualidade de vida das mulheres.

A programação do intercâmbio teve início na tarde de ontem (19), com uma dinâmica de integração de todas as pessoas presentes e divisão dos grupos de trabalho. Nesta sexta-feira (20), os grupos realizam visita de troca de experiências na sede da Rede Mulheres do Pajeú, e também junto a um dos projetos produtivos que integram a organização. Ao final dessas atividades, todas as mulheres se reúnem para compartilhar informações sobre os conhecimentos adquiridos no intercâmbio e avaliar o evento.

A Rede de Mulheres do Pajeú, organização constituída como sujeito jurídico e sujeito político, congrega 30 associações de mulheres do Território do Pajeú, no estado de Pernambuco, realizando ações políticas e de ocupação de espaços na construção da democracia participativa das mulheres, por meio de conselhos municipais de saúde, educação e desenvolvimento sustentável; implantação de quintais produtivos agroecológicos em comunidades rurais; promoção de intercâmbios e troca de experiências para construção de conhecimentos nas áreas políticas, produtiva e ambiental; formação política para as mulheres no exercício da participação democrática e cidadã, bem como a luta por seus direitos e combate às desigualdades de gênero. Estas mulheres são apoiadas pela ONG Casa da Mulher do Nordeste, e realizam atividades produtivas agrícolas e não agrícolas, de artesanato, e produção agroecológica, com ênfase em quintais produtivos, ecofogões, reuso de águas, entre outras práticas de convivência com o semiárido.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page