Procase realiza III Intercâmbio Quilombola entre as comunidades apoiadas pelo Projeto

O Governo do Estado da Paraíba, através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), realiza o III Intercâmbio Quilombola entre as comunidades apoiadas pelo Projeto. O evento acontece de 1 a 3 de dezembro, na comunidade Santa Rosa, município de Boa Vista, no Cariri Oriental paraibano.

O Intercâmbio tem como tema: 'Identidade Quilombola: cultura e beleza como formas de resistência', e objetiva discutir questões como a representação da pessoa negra na mídia, racismo e cultura-afrobrasileira, além de ser um momento de interação e troca de experiências entre as comunidades participantes.

Haverá também uma feira para comercialização dos produtos oriundos de cada uma das comunidades, além de uma oficina de produção de louças de barro, e um momento dedicado a orientações sobre os cuidados com os cabelos afros.

Participam do evento as comunidades quilombolas de Serra do Abreu, em Nova Palmeira; Comunidade do Talhado, em Santa Luzia; Comunidade Pitombeira, localizada no município de Várzea; Cacimba Nova, em São João do Tigre; Rua Preta, na cidade de Camalaú; Cantinho, em Serra Branca; Comunidade Areias de Verão, Vila Teimosa e Suçuarana, no município de Livramento; e a comunidade de Santa Rosa, no município de Boa Vista, que sedia o evento.

Uma exposição que trata sobre a valorização e identificação da mulher negra através do cabelo crespo e cacheado, também integra a programação do Intercâmbio. O trabalho é do cabeleireiro Félix Oliveira, com fotos de Fernando Azevedo, e tem como objetivo fomentar o debate sobre o preconceito sofrido pelas mulheres negras e propor o empoderamento, além de estimular a identidade afro. A exposição ‘Cabelo: uma questão de identidade’, surgiu a partir de um catálogo sobre a aparência afro feita por Félix, que percebeu que as mulheres negras não se identificavam com as referências encontradas nos salões de beleza.

A abertura oficial do evento acontece no sábado (2), com a presença do coordenador do Procase, Aristeu Chaves, do prefeito de Boa Vista, André Gomes, além de outras autoridades convidadas e apresentações culturais de capoeira, da filarmônica da região, e uma coreografia de dança feita com as crianças da comunidade.

O III Intercâmbio Quilombola realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, através do Procase, conta com a parceria da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER), e Prefeitura Municipal de Boa Vista.