top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Procase realiza capacitação para equipe de Assessoria Técnica no Cariri Oriental


O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), realizou mais uma capacitação de Gênero, Juventude, Raça e Etnia, na tarde da última segunda-feira (27), desta vez junto a equipe do Instituto de Assessoria a Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável (IDS), que através de seleção pública, presta serviços de Assessoria Técnica (AT) aos projetos produtivos apoiados pelo Procase, no território do Cariri Oriental. A oficina aconteceu no município de Campina Grande, e teve como objetivo discutir a temática e estabelecer estratégias para uma maior transversalidade nas ações de AT do Projeto.

Entre os empreendimentos apoiados pelo Procase, é dispensada atenção especial às iniciativas que envolvem grupos de mulheres, juventudes, e comunidades quilombolas, público prioritário das ações do Projeto. A capacitação tratou sobre essa proposta de focalização das ações do Procase, e as estratégias que podem ser utilizadas pelas equipes de Assessoria Técnica para estimular a participação desses grupos e incluí-los na dinâmica dos projetos produtivos, bem como provocar discussões sobre temas como equidade de gênero e valorização do trabalho da mulher no campo produtivo.

Esta foi a segunda capacitação voltada para as temáticas de focalização a ser realizada com as equipes de Assessoria Técnica do Procase, a primeira delas aconteceu com a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), no município de Juazeirinho. Outros momentos ainda serão reservados a discutir essas estratégias para o público prioritário do Projeto, como também outros pontos importantes para o bom andamento das ações junto as comunidades beneficiadas.

Assessoria Técnica

As ações de AT objetivam apoiar de maneira eficiente a execução dos projetos produtivos das comunidades; auxiliar tecnicamente a busca de melhorias produtivas, com vistas à qualidade de vida e geração de renda; orientar a construção e o desenvolvimento de tecnologias participativas de caráter ecológico; incentivar a participação de jovens, mulheres e quilombolas nas atividades desenvolvidas em cada projeto, promovendo o protagonismo; promover discussões sobre manutenção e recuperação ambiental; identificar potenciais ações que o Procase pode desenvolver em cada comunidade; auxiliar na regularização e recuperação ambiental e na convivência com o semiárido.

As atividades começaram a ser executadas em setembro deste ano, e seguirão até agosto de 2018. Além do IDS, também prestam Assessoria Técnica ao Procase a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER), que atua no território do Cariri Ocidental; a Cooperativa de Trabalho e Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (COOPTERA), que atende as comunidades do Curimataú; e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), atuando nos territórios do Médio Sertão e Seridó.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page