Please reload

Posts Recentes

Equipe de Moçambique encerra visitas no Piauí e segue para Pernambuco e Bahia

11 Dec 2017

 

Técnicos participam esta semana de intercâmbio realizado pelo Programa Semear Internacional com atividades nos três estados nordestinos

 

Foi encerrada na tarde da última quarta-feira (6), a Etapa-Piauí do 1º Intercâmbio da Cooperação Sul-Sul em Agricultura Familiar – Brasil e Moçambique, promovido pelo Programa Semear Internacional. A equipe de Moçambique, que está no Brasil há cinco dias, visitou cooperativas, associações e comunidades rurais que trabalham com apicultura, caprinovinocultura, sistemas de irrigação e conheceram uma comunidade remanescente de quilombo, no interior do estado. O evento seguiu até a a sexta-feira (8), com visitas a pesquisas realizadas pela Embrapa nos estados de Pernambuco e Bahia.
 

 As experiências visitadas no estado do Piauí são atendidas pelo Projeto Viva o Semiárido, que é apoiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil. Dentro da programação, a equipe de Moçambique seguiu para a sede da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), formada por 645 associados. Eles conversaram sobre a comercialização do mel produzido por apicultores familiares da região, e exportado para vários países.
 
No município de Queimada Nova, a equipe conheceu a sede da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos (Caprinova), que conta com 58 sócios trabalhando com a criação e comercialização de caprinos e ovinos. Logo após, foram recebidos pelos integrantes da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Betânia do Piauí (Ascobetânia). Estas duas associações estão envolvidas na criação de uma cooperativa que visa impulsionar a comercialização da carne dos animais na região.
 
“Foi uma grande contribuição dentro do tema de cooperativismo, comercialização e gênero. Em conversas com os membros destas associações, várias dúvidas foram tiradas, e muitas informações trocadas entre ambos os países”, explicou a gerente de Cooperação Sul-Sul do Semear Internacional, Ruth Pucheta.
 
No último dia de intercâmbio no Piauí, a comitiva foi recepcionada pelos agricultores da Associação de Pequenos Produtores da Comunidade Carnaíbas, do município de Bela Vista. Eles conversaram sobre o trabalho em ovinocultura realizado pelas 115 pessoas que fazem parte da associação. Logo em seguida, eles visitaram a Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Tapuio, que conta com 69 pessoas. Na rodada de conversas, a importância do reconhecimento como comunidade quilombola.
 
A comitiva que está visitando o Brasil é formada por profissionais ligados ao Projeto de Desenvolvimento de Cadeias de Valor nos Corredores de Maputo e Limpopo (Prosul), que é apoiado pelo FIDA em Moçambique. Ao todo eles percorrerão 1200 quilômetros no semiárido nordestino com visitas previstas a comunidades rurais e associações no Piauí, e experiência da Embrapa em Pernambuco e Bahia..
 
O Intercâmbio é uma realização do Programa Semear Internacional, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), Governo do Piauí e Projeto Viva o Semiárido, e tem o apoio do projeto moçambicano, Prosul, e das instituições brasileiras Embrapa e Unijorge
 
O Semear Internacional


O Semear Internacional é um programa fruto de uma doação do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para o Brasil que trabalha com a Gestão do Conhecimento, Monitoramento & Avaliação, Comunicação e Cooperação Sul-Sul junto aos projetos apoiados pelo FIDA na região semiárida do Nordeste Brasileiro, através de capacitações, intercâmbios e difusão das boas práticas presentes nestes projetos em todo o Brasil e em países da América Latina e África.

Reportagem: Diovanne Filho - Semear Internacional
Fotos: Larissa Machado - SDR/Governo do Pauí

Please reload

Central de Notícias

mulher

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square