Procase realiza curso de ‘Identidade e cuidados com os cabelos afros’ com jovens quilombolas

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), realizou nos dias 3, 16, 17 e 18 deste mês, o curso ‘Identidade e Cuidados com os Cabelos Afros – Profissionalizando Jovens’, que aconteceu na comunidade Santa Rosa, município de Boa Vista, no Cariri Oriental paraibano.

O curso foi um desdobramento das atividades iniciadas no 3º Intercâmbio Quilombola entre as comunidades apoiadas pelo Procase, que aconteceu nos três primeiros dias deste mês e beneficiou jovens oriundos de comunidades quilombolas na área de atuação do Projeto.

A capacitação foi ministrada pelo cabeleireiro Félix Oliveira, e faz parte do Projeto Mukunã, desenvolvido por ele com o objetivo de valorizar a ancestralidade negro-africana a partir do cuidado com cabelos crespos e cacheados, além de fornecer subsídios básicos a profissionalização de jovens em estética afro. Félix reside em Recife-PE, onde trabalha especialmente com cabelos crespos e cacheados, além de realizar palestras e cursos junto a quilombos da região e outros espaços de discussão sobre negritude.

Durante os dias de curso, os cerca de 30 jovens participantes, puderam discutir questões ligadas ao racismo, cultura afro-brasileira, empoderamento e valorização da estética negra, além de obter conhecimentos acerca de técnicas de lavagem, nutrição, hidratação, corte, reconstrução, finalização, cronograma capilar e produtos adequados para os cabelos crespos e cacheados. O curso contemplou ainda o uso de acessórios, amarrações de turbantes e penteados para os cabelos afros.

Além do suporte a capacitação profissional, o curso contribuiu para a melhoria da auto- estima dos participantes. Segundo afirmou a jovem Adellâny Sousa, da comunidade quilombola do município de Livramento, “vim descobrindo a minha verdadeira identidade do dia do Intercâmbio até hoje, durante o curso. Antes não gostava do meu cabelo curto e volumoso, simplesmente não gostava dele do jeito que ele era por medo do que as outras pessoas iam pensar, só que hoje eu pude ver que eu sou linda do meu jeito, não do jeito que os outros acham”.

O curso ‘Identidade e Cuidados com os Cabelos Afros – Profissionalizando Jovens’, que integrou o III Intercâmbio Quilombola, foi realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, através do Procase, e contou com a parceria da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER), Félix Oliveira Estética Afro, Associação Comunitária Quilombola de Santa Rosa de Boa Vista-PB e Prefeitura Municipal de Boa Vista.