top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Procase participa de evento promovido pelo FIDA e Semear Internacional em Fortaleza


Técnicos de todos os projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil estiveram reunidos na manhã desta última quarta-feira (21) em evento promovido em parceria com o Programa Semear Internacional, em Fortaleza (CE). O coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves, juntamente com a Assessora de Gênero, Juventude, Raça e Etnia do Projeto, Maria D'Oliveira, e a Assessora de Comunicação, Samantha Pimentel, participaram do encontro, que teve como objetivo discutir ações na área de Gestão do Conhecimento e Gênero, entre os projetos apoiados pelo FIDA no Nordeste do país.

O evento marca a criação oficial dos grupos de trabalho em Gestão do Conhecimento e Gênero, objetivando dar mais unidade as ações voltadas a disseminação de boas práticas, intercâmbios e trabalhos focados nessas áreas junto as pessoas beneficiárias dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. Além dos técnicos de cada um dos projetos, participaram do encontro representantes do FIDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Semear Internacional.

No período da tarde, foi realizado um WorkShop em Gênero direcionado a técnicos e técnicas de todos os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. O evento foi aberto oficialmente pelo gerente de programas do FIDA para o Brasil, Paolo Silveri, pelo oficial de programas do FIDA para o Brasil, Hardi Vieira, e pela coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo.

Na oportunidade foi apresentado um diagnóstico das ações que estão sendo desenvolvidas no semiárido nordestino, produzido pela consultora em gênero do FIDA, Rodica Weitzman. O documento apresenta os principais resultados de um diagnóstico realizado em 2017, a partir da análise de questionários preenchidos pelas equipes de assessoria de gênero dos projetos apoiados pelo FIDA.

De acordo com a Assessora de Gênero, Juventude, Raça e Etnia do Procase, Maria D’Oliveira, “esse encontro foi muito importante porque se instituiu o grupo de trabalho em gênero, que é a oportunidade que os Projetos FIDA tem de trocar as experiências e as aprendizagens que tem acumulado. Outro ponto muito positivo foi conhecer esse diagnóstico, do qual nós participamos, e que foi elaborado pelo FIDA acerca dessas ações de focalização nos projetos desenvolvidos no Nordeste do Brasil, e com alegria constatar muitas referências as iniciativas que o Procase vem realizando. Pudemos ver o quanto nós já avançamos, o quanto nós já fizemos de inovação para que o Projeto enfrente as desigualdades que existem entre homens e mulheres na área rural”.

Como encaminhamento do encontro, deve ser elaborado um plano de ação global na área de gênero, com objetivo de nortear a atuação de cada projeto específico, no alcance de metas de inclusão produtiva das mulheres dentro das ações apoiadas pelo FIDA.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page