Please reload

Posts Recentes

Procase entrega equipamentos e animais a projetos produtivos no semiárido paraibano

10 Apr 2018

 

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), entregou, nesta primeira semana de abril, equipamentos e animais a dois projetos produtivos para auxiliar no desenvolvimento da ovinocaprinocultura.  O Procase apoia empreendimentos produtivos nos territórios do Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Seridó e Médio Sertão. Esses projetos incluem ações nas áreas de ovinocaprinocultura, fruticultura, pequenas indústrias, artesanato, empreendimentos associativos e cooperativos, e outras atividades relativas à economia rural local, onde o Projeto atua no fortalecimento de cadeias produtivas já existentes ou que apresentem fortes indicadores de consolidação e crescimento.

 

Os agricultores do Assentamento Caiçarinha, no município de Pedra Lavrada, receberam uma motoensiladeira, uma enfardadeira, uma máquina de confecção de tela e duas formas para produção de silo. A atuação do Procase na região objetiva potencializar a cadeia produtiva da ovinocultura, e a comunidade também está sendo contemplada com a perfuração de um poço e implantação de um campo irrigado de produção de forragem, aquisição de matrizes e reprodutores ovinos, além de capacitações em manejo animal.

 

 Junto à Associação de Desenvolvimento Comum do Assentamento Padre Assis, no município de Sossego, no Curimataú paraibano, o Procase desenvolve um empreendimento produtivo que objetiva fortalecer a caprinocultura de corte na região. Esta semana, a comunidade também recebeu uma motoensiladeira, além de 85 matrizes e 4 reprodutores caprinos. Os agricultores também já foram contemplados com a perfuração de um poço e implantação de um campo irrigado de produção de forragem, que vem a dar maiores condições para o desenvolvimento da atividade produtiva.

 

Com o prolongado período de estiagem, a produção foi drasticamente reduzida, e poucas famílias ainda detêm animais, devido ao elevado custo da alimentação, e também em decorrência da falta de recursos hídricos. As ações do Procase auxiliam a comunidade a suprir, por meio de técnicas de convivência com o semiárido, as demandas nutricionais e alimentícias do rebanho, auxiliando na melhoria do suporte hídrico e forrageiro, além de oferecer ações de capacitação e o acompanhamento da Assessoria Técnica para o melhor desenvolvimento da produção.

 

Ao todo, o Procase apoia 90 projetos produtivos através de convênios firmados com associações ou cooperativas, em cinco regiões do semiárido paraibano, com um investimento de mais de R$ 13 milhões em atividades de ovinocaprinocultura, artesanato, horticultura, apicultura e mineração.

 

 

 

Please reload

Central de Notícias

mulher

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square