Beneficiários do Procase participam de intercâmbio sobre Silagem Balanceada realizado no município d

Associações atendidas pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), participaram na sexta-feira (11), de um Dia de Campo realizado no Sítio Campo de Emas, localizado no município de Caturité. A ação integra as atividades que vem sendo desenvolvidas através da Assessoria Técnica (AT) realizada pelo Instituto de Assessoria a Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável (IDS), que através de seleção pública presta serviços ao Governo do Estado da Paraíba, auxiliando o desenvolvimento dos projetos produtivos apoiados pelo Procase na região do Cariri Oriental. O evento contou ainda com a parceria do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e da Associação Dos Produtores De Ovinos E Caprinos do Cariri (APOCCA).

O intercâmbio teve como tema: ‘Ensilagem Balanceada’, e o principal objetivo foi fortalecer a caprinovinocultura por meio dos processos de estocagem de ração, feitos a partir da ensilagem e da fenação, que foram desenvolvidas através de diversos tipos de forragens nativas, como a moringa, sorgo, gliricídia, feijão guandu, palma forrageira, milheto, maniçoba, entre outras culturas.

O evento teve sua abertura oficial com os representantes do Procase, IDS, INSA e APOCCA, que falaram sobre a importância da aprendizagem de um dia como aquele, realizado no município de Caturité, maior produtor de leite da Paraíba. O Dia de Campo contou com a participação de diversos beneficiários do Procase, oriundos das comunidades de Campo de Emas, Trincheiras, Serra do Monte, Cumari, Curralinho, Bom Jesus I, Mucunã, Ramada e Juazeirinho, como também, representantes de diversas entidades públicas e privadas, a exemplo da Emater, UFPB, UFRN, SENAR e representantes das Prefeituras Municipais de Caturité e Cabaceiras.

O coordenador do Procase, Aristeu Chaves, esteve presente no evento, e na ocasião falou sobre a importância não só do Dia de Campo, mas de toda a atuação do Projeto que vem sendo realizada em prol da agricultura familiar: "É de vital importância para o fortalecimento das famílias o trabalho desenvolvido no Cariri pelo Procase e pela assessoria técnica do IDS, principalmente neste período de chuvas, onde todos necessitam aproveitar o momento para desenvolver as técnicas de estratégia forrageira, produzindo o alimento do seu rebanho", destacou.

O Dia de Campo teve sua programação dividida em quatro etapas, a primeira foi facilitada pelo presidente da APOCCA, Hemetério Duarte da Costa (Teteto) e pelo coordenador do Procase na região do Cariri Oriental, João Macedo, e teve como tema o campo produtivo e a conservação do solo. Os presentes puderam aprender métodos de conservação do solo, como também tiveram conhecimentos sobre diversos tipos de plantio e capins.

A segunda etapa tratou da ensilagem balanceada e da produção de palma forrageira, sendo ministrada pelos técnicos do INSA, Geovergue Rodrigues de Medeiros e George Vieira, além do professor da UFPB, José Jonas Duarte da Costa.

A penúltima etapa do Dia de Campo tratou da prática de ensilagem em sacos, sendo facilitada pelo técnico do INSA, Carlos Trajano, além do integrante da equipe do IDS, Walter Vasconcelos. A atividade foi seguida pela abordagem do processo de fenação, conduzida pelo técnico do Procase, Miguel David. O técnico do INSA, Romildo Neves, explicou ainda a importância do valor nutricional das forragens conservadas que servem para alimentação animal.

Para o diretor-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caturité, João Gomes de Andrade, a iniciativa de se organizar um dia de atividades em campo foi muito proveitosa para a comunidade. "Eu parabenizo todos que fizeram parte dessa ação, pois o homem do campo necessita de saber o que fazer para melhorar sua criação, e uma oportunidade dessas é sempre muito bem-vinda!", afirmou.

O Dia de Campo foi finalizado com a ensilagem na prática, onde as equipes do Procase e do IDS agradeceram a participação de todas as comunidades presentes e falaram da importância dos conhecimentos adquiridos nesse dia experimental em campo.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.