top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Comunidades atendidas pelo Procase participam de capacitação sobre processamento de polpa de frutas


Beneficiários do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), nos municípios de Pedra Lavrada e Olivedos, participaram nessa quarta-feira (16), de uma capacitação sobre o processamento de polpa de frutas, realizada em João Pessoa. A ação foi uma iniciativa conjunta com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que por meio de seleção pública presta serviços de Assessoria Técnica aos projetos produtivos apoiados pelo Procase nos territórios do Médio-Sertão e Seridó, e teve como objetivo mostrar noções básicas da qualidade para que as comunidades iniciem a fabricação de polpas de frutas.

“São duas comunidades que pretendem produzir polpas de frutas, mas para isso eles precisam ver quais são os equipamentos essenciais para começar a construir sua pequena agroindústria dentro das normas para essa atividade”, explica a técnica de campo, Zaida Lucena.

A capacitação ocorreu na Estação Experimental Cientista José Irineu Cabral da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), em Mangabeira. A técnica da Emepa, Gersiane Cabral, ressaltou a importância das boas práticas. “É necessário ter cuidado desde higiene pessoal até a forma como o produto deve ser conduzido da unidade de processamento. Um descuido pode comprometer toda a qualidade”, enfatiza.

A principal atividade desenvolvida no Seridó é o gado de leite e as plantações de milho e feijão. Para variar a produção, a comunidade encontrou uma aptidão da terra para plantação de frutas, em especial, umbu.

“Nós compramos as frutas da comunidade, em Umbuzeiro. Vendemos para eventos, feiras, budegas ecológicas e com muita dificuldade para o Pnae. O Procase vem contribuindo com tudo o que a gente já estava desenvolvendo dentro da comunidade. Somos um grupo de mulheres que trabalha com produção de polpa e junto com o Projeto pudemos trabalhar com oficinas, visitas de campo e intercâmbios. O Procase, através do SENAR, está somando ao que a gente já faz”, explica a produtora Maria Betânia Buriti.

Para engajar o trabalho com a juventude da comunidade Canoa de Dentro, cinco jovens participaram da capacitação. “Vemos nosso futuro no campo. Buscamos algo agroecológico para nos mantermos no campo. Participar de eventos como esse nos mostra que a nossa realidade pode melhorar, que temos chance de seguir no campo”, disse o jovem produtor José Henrique da Silva.

Cerca de 30 beneficiários do Procase, membros da Associação Centro de Cidadania das Mulheres e do Grupo de Jovens de Canoa de Dentro, ambos no município de Pedra Lavrada, além da Associação de Desenvolvimento Comunitário e dos Usuários de Água de Aroeiras, em Olivedos, participaram da capacitação. As duas associações estão sendo beneficiadas com investimentos do Procase na área de fruticultura, com a construção e ampliação das Unidades de Beneficiamento de Frutas, aquisição de equipamentos e materiais de consumo, além de cursos e outras ações de capacitação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page