Please reload

Posts Recentes

Técnico e Beneficiário do Procase participam de evento na Bolívia para discutir mudanças climáticas

13 Oct 2018

Técnicos e beneficiários de dois projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil participarão, entre os dias 13 e 24 de outubro, de um evento na Bolívia que abordará a temática “Estratégias e Ferramentas de Adaptação à Mudança Climática para um desenvolvimento rural sustentável na América Latina e no Caribe”. O evento é uma realização do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a Corporação PROCASUR, em cooperação com o Governo da Bolívia.

 

Representando o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), participarão da Rota de Aprendizagem o sub-gerente de Desenvolvimento Produtivo, Nicholas Queiroz e o agricultor e beneficiário do Projeto, Rivaldo dos Santos. A ida dos brasileiros é uma ação do Semear Internacional, FIDA e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

 

“Esta é mais uma importante atividade que faz parte do trabalho do Semear Internacional apoiando os Projetos FIDA no Brasil, como parte das ações dentro da área de Cooperação Sul-Sul. Poder proporcionar esta troca de conhecimento entre técnicos e beneficiários dos projetos no Brasil com iniciativas de outros países é muito gratificante e um compromisso de nosso programa”, disse a coordenador do Semear Internacional, Fabiana Viterbo.

 

O evento é direcionado às equipes técnicas de programas e projetos de desenvolvimento rural, instituições públicas e privadas, e organizações camponesas na América Latina e no Caribe, na África e na região da Ásia Pacífico, e tem o objetivo de fortalecer suas capacidades e proporcionar novas metodologias e ferramentas técnicas para reduzir a vulnerabilidade da população rural à mudança climática.

 

A Iniciativa tem o objetivo oferecer conceitos, estratégias, boas práticas e ferramentas metodológicas para transversalizar a abordagem de adaptação, gestão do risco e mitigação da mudança climática nos investimentos de desenvolvimento rural, visando incrementar a capacidade de adaptação e a resiliência à mudança climática de pequenos produtores e da população rural.

 

De acordo com o sub-gerente de Desenvolvimento Produtivo do Procase, Nicholas Queiroz, as expectativas são de que o evento possa proporcionar esse intercâmbio com outras experiências que vem sendo desenvolvidas quanto a convivência com as mudanças climáticas, contribuindo com o trabalho que já vem sendo desenvolvido no estado.

 

“Nossas expectativas para esse intercâmbio são as melhores possíveis, principalmente por tratar de um tema tão atual e tão preocupante que é a questão das mudanças climáticas. Esse evento ele trata justamente das estratégias e ferramentas para adaptação a essas mudanças climáticas, em prol do desenvolvimento rural sustentável. A expectativa nossa é aprender com outras experiências e estudos, e ver o que podemos trazer aqui pra Paraíba, do que o mundo todo está conversando sobre esse tema, ver o que podemos desenvolver junto às ações que já vem sendo executadas pelo Procase desde 2014 até então, para a convivência com o semiárido”, destacou o técnico do Procase.

 

Para o beneficiário do Procase, Rivaldo dos Santos, da comunidade Negra Camará em Remígio, que vem sendo beneficiada com a implantação de um centro de processamento de frutas, as expectativas são de apresentar a experiência agroecológica que vem sendo desenvolvida na comunidade e também aprender com as demais experiências que podem enriquecer o trabalho dos agricultores paraibanos.

 

“Eu espero levar um pouco de mim, do meu trabalho, que do meu ponto de vista eu acho muito produtivo, e que consiga coisas boas pra trazer pro nosso estado, pra nossa comunidade, porque a gente tem que cada vez melhorar. Quero mostrar nosso trabalho e que o pessoal copie o trabalho, porque é um trabalho agroecológico produtivo, onde eu tiro meu sustento de lá, porque tenho produção e rentabilidade”, afirmou o agricultor.

 

Na programação, estão previstas visitas a comunidades rurais pertencentes as cidades de La Paz, Tarija, Camargo, Santa Cruz de la Sierra e San Ignacio, na Bolívia. Ainda no primeiro dia do evento, será realizada uma Feira de Experiências, na qual cada equipe nacional fará uma apresentação abordando a mudança climática e adaptação em seu país, abordando temas ligados aos principais impactos negativos da mudança climática no país e na área de trabalho da equipe.

 

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

 

Please reload

Central de Notícias

mulher

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square