top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Procase participa de curso de cooperativismo direcionado a técnicos de projetos apoiados pelo FIDA n

Salvador-BA é a sede do primeiro curso de cooperativismo promovido por organismos internacionais da ONU e OEA especializadas em agricultura e que reunirá cerca de 20 técnicos de projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil. Representando o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), participam do evento o consultor de planos de negócios na região do Seridó paraibano, Felipe Alcantara, e a bolsista do Procase, Hodileya Costa.

O evento acontece entre os dias 22 e 25 de outubro, no Hotel Vila Velha, na capital baiana, e foi aberto oficialmente pelo Diretor de Programas do FIDA para o Brasil, Claus Reiner; o especialista em Cooperação Técnica Internacional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Rodolfo Daldegan; o coordenador da área rural do Centro Cooperativo Uruguaio (CCU), Hugo Licandro; o coordenador do Programa de Diálogo Político para as Transformações Rurais do FIDA Mercosul, Carlos Mermot; a coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo; e coordenadores dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, entre eles o coordenador do Procase, Aristeu Chaves.

A solenidade ainda marcou o início dos trabalhos do comitê gestor do programa Semear Internacional, que é composto por todos os coordenadores dos projetos FIDA no Brasil, e que esteve validando as ações do programa planejadas para o ano de 2019.

​O curso é uma realização conjunta entre o FIDA Brasil, FIDA Mercosul, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Semear Internacional e Centro Cooperativista Uruguaio (CCU), e reunirá técnicos dos projetos Procase (Paraíba), Viva o Semiárido (Piauí), Pró-Semiárido (Bahia), Dom Távora (Sergipe), Paulo Freire (Ceará), e Dom Helder Camara (presente em vários estados).

A capacitação abordará temas como empreendimentos em comum e ações associativas, critérios para a análise e avaliação de empreendimentos associativos, marco legal e tributário do cooperativismo agrícola na região Nordeste e no Brasil, estratégia do cooperativismo agrícola perante os desafios das mudanças de contexto, estratégias de fidelização e governança, entre outros.

“Faz parte da natureza dos cursos e intercâmbios promovidos pelo Semear Internacional selecionar temas que realmente sejam úteis ao cotidiano de pessoas que trabalham ou que fazem parte da agricultura familiar. Neste curso, os técnicos terão contato com importantes informações que poderão melhorar ainda mais o trabalho deles junto a cooperativas e associações atendidas pelos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil”, disse a coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo.

​​O objetivo da capacitação é fortalecer as capacidades destes técnicos nas ações de seus projetos de origem no tocante a assistência técnica às organizações atendidas nos estados. Serão oferecidas, durante os quatro dias de capacitação, ferramentas para analisar a viabilidade social e econômica de iniciativas associativas; apoiar a gestão de organizações cooperativas; utilizar o trabalho técnico de grupo como metodologia de extensão rural, e facilitar a articulação de empreendimentos produtivos e comerciais de grupos e cooperativas. As aulas são ministradas por técnicos da CCU, e consultores contratados pelo Semear Internacional.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page