top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Com investimentos do Procase, Ricardo entrega sistema de produção de energia solar e caminhão frigor


Na última terça-feira (4), no município de Monteiro, o governador Ricardo Coutinho realizou a entrega de um sistema de produção de energia solar e de um caminhão frigorífico, beneficiando cooperativas do Cariri Paraibano. As ações são realizadas através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) e representam um investimento de R$ 540mil.

Através de convênio com o Procase, a Cooperativa de Produtores Rurais de Monteiro (Capribom), recebeu a instalação de um sistema de produção de energia solar. O projeto objetiva a redução dos custos de energia elétrica da cooperativa, dentro de uma perspectiva de redução mínima de 80%, permitindo que haja uma economia nos custos produtivos, o que facilita novos investimento no sistema de produção, fortalecendo de maneira geral a cadeia produtiva da caprinovinocultura.

Foram instaladas 126 placas fotovoltaicas, o que representa uma redução de 10.000 kilowatt/mês, com isso os valores economizados serão em torno de R$ 9.500,00 ao mês. A ação beneficia diretamente 75 famílias de cooperados e mais 200 famílias de produtores que fornecem leite para a cooperativa.

O presidente da Capribom, Fabrício Ferreira, comentou essa economia nos custos, destacando que com esse benefício eles poderão investir no aperfeiçoamento da cooperativa. “Agora que já está tudo instalado, esperamos ter um abatimento de 80% na conta de energia e com isso poderemos investir na aquisição de caminhão refrigerado para o transporte de produtos e também para diversificar nossa produção, chegando a 15 produtos ofertados, como leite, queijo, iogurte e outros”, afirmou.

A Capribom existe desde 2006, e trabalha com o recebimento, classificação, beneficiamento e industrialização do leite, sobretudo o caprino. A cooperativa também produz derivados como queijos, iogurtes e bebidas lácteas, gerando mais de 450 empregos diretos e 1.350 empregos indiretos na região.

Beneficiando a Cooperativa de Pescadores Aquicultores e Agricultores Familiares de Camalaú e Região (Coopescaf), o Governo do Estado realizou a entrega de um caminhão baú frigorífico com capacidade para transportar quatro toneladas de pescado.

O projeto objetiva a manutenção e fortalecimento da piscicultura no semiárido paraibano, especialmente na região do Cariri. Com a aquisição do caminhão frigorífico haverá redução dos custos relacionados ao frete, o que vai permitir a Cooperativa um maior potencial de investimento na atividade produtiva. A ação beneficia 20 famílias de cooperados e mais 950 de produtores e pescadores que fornecem peixe para a cooperativa.

Paralelamente a produção de pescados, as mulheres da cooperativa desenvolvem também um trabalho com artesanato feito com as escamas dos peixes, além de atividades culinárias com a Traíra, espécie nativa da região.

O coordenador do Procase, Aristeu Chaves, comentou os benefícios para os produtores da região do Cariri paraibano. “Hoje essa região recebe várias obras e também ações para a agricultura familiar. Tem a entrega do caminhão frigorífico para a Cooperativa dos Pescadores do Cariri e a implantação do sistema de energia solar da Capribom, além de assistência técnica para todas as ações que estão chegando”, destacou.

Além desses dois convênios com cooperativas, visando potencializar suas atividades produtivas, o Procase também possui mais três convênios em andamento para a instalação de sistemas de energia solar, beneficiando a Coopeaves no município de Monteiro, a Cooasc em Picuí, que trabalha com fruticultura, e a Arteza, cooperativa de artesanato em couro localizada em Cabaceiras.

Por meio do Procase, o Governo do Estado apoia empreendimentos produtivos que incluem ações nas áreas de ovinocaprinocultura, fruticultura, pequenas indústrias, artesanato, empreendimentos associativos e cooperativos, e outras atividades relativas à economia rural local. O intuito é fortalecer cadeias produtivas já existentes ou que apresentem fortes indicadores de consolidação e crescimento.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page