8ª Festa das Sementes da Paixão

A oitava edição da Festa Estadual das Sementes da Paixão, ocorrida entre os dias 05, 06 e 07 de junho no município de Soledade-PB, Cariri Paraibano, contou com a presença de diversos agricultores familiares atendidos pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase).

O evento teve como objetivo celebrar as conquistas da rede de bancos de sementes comunitários na Paraíba e seu importante trabalho de preservação das variedades e espécies locais, adaptadas às condições de solo e de clima da região semiárida e cujo manejo e conhecimento sobre elas é de domínio das famílias agricultoras, assim como denunciar os desafios que ameaçam esse modelo de produção agroecológico.

O secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Couto, esteve presente em todos os dias do evento e enfocou a importância do Governo Estadual ter contribuição com ações que priorizem não só o homem do campo, mas também uma alimentação saudável para todos.

Na ocasião foi lançada a campanha “Não planto transgênico para não apagar a minha história”, como também foram realizados gratuitamente testes de transgenia realizados com tiras sensíveis à vários tipos de proteínas transgênicas. Os agricultores que tinham os testes negativos para contaminação, foram contemplados com um certificado escrito: Livre de Transgênicos.