top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Tem início as gravações do documentário sobre Mulheres Quilombolas realizado pelo Semear, com a co-p


No dia 03 a 07 de junho o município de Santa Luzia, na Paraíba, foi palco da primeira parte das gravações do vídeo documentário que terá como tema principal as mulheres quilombolas da região, em especial a Rita Preta, uma das primeiras quilombolas louceiras que ainda reside na cidade, passando seus conhecimentos na arte de fazer louça de geração em geração.

As gravações foram acompanhadas pelo o gerente de Comunicação do Semear Internacional e diretor do documentário, Diovanne Filho e pela assessora de comunicação do Procase, Viviane Ramalho, que estiveram presentes em diversos cenários da cidade, incluindo o quilombo, o galpão das louceiras, a casa de Rita Preta e outros panoramas que fizeram parte da vida das mulheres.

Segundo Diovanne Filho, a intenção do grupo é mostrar, sem filtros, sem números e estatísticas, como uma ação bem direcionada pode mudar a vida das pessoas. “Trazer à tona como era a vida dessas mulheres e como tudo mudou, mostrando como o artesanato e a agricultura familiar são importantes”, afirmou o jornalista e diretor.

Para Gileide Ferreira da Silva, Presidente da Associação das Louceiras Negras da Serra do Talhado e também neta da louceira Rita Preta, a gravação do documentário é de vital importância para a divulgação do trabalho delas. “É uma visibilidade a mais não só para nosso artesanato, mas também para nossa história de vida”, enfocou Girleide, que dá sua participação na obra com relatos emocionantes.


O vídeo documentário, que está ainda em fase de produção, tem previsão para ser lançado ainda este ano no Brasil, seguido de outros países da América Latina e também na Europa.

O Semear Internacional é um programa do FIDA e IICA que trabalha no apoio aos projetos do Fundo Internacional no Brasil divulgando as ações implementadas e realizando eventos que gerem troca de conhecimento entre os projetos. O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page