top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Reunião de Avaliação do Procase

No dia 14 de junho foi realizada uma reunião de avaliação dos resultados sociais, econômicos e ambientais do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase).

Estiveram presentes representantes dos 05 territórios do semiárido paraibano em que o projeto atua, dentre eles coordenadores, consultores e bolsistas.

A atividade foi ministrada pela consultora de Monitoramento e Avaliação, Carleuza Andrade da Silva, que apresentou a todos os principais resultados obtidos por meio da aplicação de questionários individuais e coletivos, levantados em uma coleta de dados realizada pelas Assessorias Técnicas.


Os questionários individuais, aplicados em 48 projetos, abordaram questões sociais, econômicas/financeiras e ambientais, enquanto a avaliação coletiva abordou aspectos significativos de mudanças em 40 projetos, ocorridas antes/depois do apoio do Procase, assim como os aspectos positivos e negativos com relação aos investimentos recebidos após a implantação das ações.

O coordenador geral Aristeu Chaves destacou o trabalho realizado nas comunidades rurais do Estado, como também elencou, junto aos coordenadores de cada pólo, os principais gargalos a serem solucionados para a continuidade do Projeto.

O gerente de Monitoramento e Avaliação do Procase, José Rocha, discorreu que há muito a ser feito em termos de trabalho, mas que, de acordo com o que foi apresentado nos resultados, a avaliação foi favorável em muitos aspectos, inclusive financeiros.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page