top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Procase participa de Sessão Especial da Assembléia Legislativa com foco na Agricultura Familiar



O coordenador Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves, juntamente com gerentes, coordenadores regionais, consultores, assessoria técnica e vários agricultores familiares ligados ao projeto, participaram, no dia 19 de junho, de uma sessão especial realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, onde foram apresentadas propostas para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar da Paraíba.


O evento foi realizado pela Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e contou com a participação do governador João Azevêdo, o secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Couto, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, o presidente da Frente da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jeová Campos, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agriculturas Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB), Liberalino Lucena, o presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Santa Rita, Gilvan Castro, vários prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes de associações e de sindicatos ligados à Agricultura Familiar e auxiliares do Governo da Paraíba.

O documento entregue ao governador João Azevêdo, segundo o deputado Jeová Campos, trata desde a estruturação da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, definição de orçamento, até a elaboração de um projeto de Lei sustentável para os agricultores. Também foi assinado pelo governador o termo de adesão ao Fundo Garantia-Safra referente ao ano agrícola 2019-2020.

O governador João Azevêdo falou da ação Governo voltada para mais de 100 mil paraibanos que integram a agricultura familiar e ressaltou que mais de R$ 450 milhões estão sendo investidos na área, dando ênfase a importância do Projeto Procase em todo este processo. “A agricultura familiar já é um segmento respeitado pela gestão. O Procase investe quase R$ 100 milhões nas regiões do Cariri, do Curimataú e do Seridó com dessalinização, kits de irrigação, perfuração de poços e convênios com associações”, afirmou.

Dentre as propostas apresentadas pela Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar estão a garantia do acesso à água para o consumo humano e para a produção; apoio às alianças e arranjos produtivos locais de base familiar; certificação dos produtos da agricultura familiar; assistência técnica por meio de parcerias com a UFPB, UFCG, UEPB e Institutos Federais; desenvolvimento de programas que apoiam sistemas de energias renováveis; financiamento por meio do programa Empreender; e implementação de programas de revitalização dos rios, riachos e reflorestamento das matas ciliares.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page