top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Governo do Estado da Paraíba lança aplicativo que traz preços de quase 1 milhão de produtos do comér


O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo, lançou, nesta sexta-feira, 28 de junho, o aplicativo Preço da Hora, que possibilita aos consumidores paraibanos e aos gestores públicos consultar, em tempo real, o preço de quase um milhão de itens comercializados em 121.590 estabelecimentos distribuídos nos 223 municípios paraibanos. O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) esteve no evento, com a presença do coordenador Aristeu Chaves.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado em parceria com o Governo do Estado e uma equipe de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na apresentação do Preço da Hora, João Azevêdo falou sobre a importância do aplicativo para impulsionar as vendas e o comércio local; “o objetivo é facilitar a vida do cidadão, que encontrará, por meio de seu celular, uma cotação de preços sobre o produto procurado, com resposta imediata, em função do banco de dados da própria Secretaria de Finanças, das notas fiscais últimas emitidas daquele produto. Ele vai saber qual é a loja que está vendendo aquele produto mais barato, e também irá impulsionar o comércio local, as vendas no mercado paraiano”, enalteceu o governador.

Para realização do projeto foi assinado, em 18 de janeiro deste ano, durante solenidade no Centro Cultural do TCE, um convênio de cooperação técnica firmado pelo governador João Azevêdo, pelo secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, e pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), André Carlo Torres (no final do sua gestão), que possibilitou a criação do aplicativo para saber o menor preço de diversos produtos em estabelecimentos do Estado. O convênio visa disponibilizar o acesso de dados das notas fiscais eletrônicas ao consumidor (NFC-e) ao TCE-PB, que serve de base ao aplicativo.

O presidente do TCE-PB, Arnóbio Viana, informou que o aplicativo, num primeiro momento, será voltado para o cidadão, mas depois, ele será aprimorado para o serviço público, tanto para o Governo do Estado quanto para prefeituras e outros órgãos públicos.

Os benefícios esperados por meio do APP, segundo os envolvidos no projeto, serão de economia para toda sociedade; promoção do comércio local; controle da inflação paraibana; arrecadação para o Estado e referência de preços para compras públicas.

O aplicativo poderá ser baixado em smartphones – está disponível nos sistemas IOS e Android – em tablets e computadores, por meio do site precodahora.pb.gov.br, e no banner do portal do Governo da Paraíba (paraiba.pb.gov.br).

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page