top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Associações atendidas pelo Procase participam do 30º Salão do Artesanato Paraibano


A 30ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba aconteceu entre os dias 12 e 30 de junho, em Campina Grande. O evento foi realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP). Associações atendidas pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) também estiveram presentes no evento, mostrando a beleza dos trabalhos feitos com renda renascença, com a Cooperativa de Artesãs de São João do Tigre (CoopeTigre), a Associação das Mulheres e Mães de Zabelê, a Associação de Desenvolvimento dos Artesãos de São Sebastião do Umbuzeiro, a Associação Comunitária das Mulheres Produtor as de Camalaú e a Associação de Resistência das Renderias de Cacimbinhas. Outro nome forte – também apoiado pelo Procase – são os trabalhos das crocheteiras do Lajedo do Marinho, que sempre possuem destaque nas edições do Salão.

Para Dona Zeza Ferreira, representante das Associações que trabalham com renda renascença, o Salão é uma excelente oportunidade de divulgação do trabalho. “Estou aqui representando várias associações do Cariri Ocidental e muito contente com o resultado, fruto de um trabalho desenvolvido pelo Procase, com o apoio também da Casa de Economia Solidária de Sumé”, afirmou Dona Zeza. Além do trabalho com a renda renascença, as artesãs fazem bordados, crochê e ponto cruz.

As representantes das Crocheteiras do Lajedo do Marinho, Mauricéia Maria de Oliveira e Maria das Neves também falaram sobre a importância do Salão para a divulgação do trabalho feito em croché por elas: “sempre participamos das edições do Salão do Artesanato e é, para nós, uma satisfação podermos divulgar nossas peças em um local tão visitado não só por turistas, mas também por muitos moradores paraibanos”, disse Mauricéia.

O Salão do Artesanato Paraibano, que acontece anualmente nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, é sempre uma grande vitrine para os produtos desenvolvidos pelos artesãos da agricultura familiar, que têm recebido um foco especial nas ações do Govenador do Estado da Paraíba, João Azevêdo.. Nessa edição, o Salão apresentou novidades, como a não utilização de sacolas e canudos plásticos no evento, contribuindo para a conscientização do público, principalmente com relação à poluição de rios e mares. A praça da alimentação foi construído um palco em homenagem a Jackson do Pandeiro, dando ênfase ao resgate da cultura paraibana.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page