top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Cooperativa apoiada pelo Procase organiza o 5º Festival do Peixe em Camalaú


Aconteceu, na cidade de Camalaú, localizada no Cariri Ocidental paraibano, a 5ª edição do Festival do Peixe, 29 e 30 de junho, organizado pela Cooperativa de Pescadores Aquicultores e Agricultores Familiares de Camalaú e Região (Coopescaf), uma das beneficiárias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase).

O evento tem como objetivo fortalecer a atividade de piscicultura e divulgar a qualidade do pescado na Região, como também comemorar o Dia de São Pedro, onde uma missa foi realizada na feira livre da cidade, marcando o início da programação.

A abertura oficial foi feita pelo presidente da Coopescaf, José de Deus Barbosa, e contou com a presença de representantes das Associações de Pescadores de São Sebastião do Umbuzeiro, de Monteiro, de Sumé, e Ouro Velho.

Logo após a abertura, os participantes acompanharam uma palestra sobre aquaponia com David Capistrano, representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (SEDAP), que explicou o sistema de produção de hortaliças e peixes em pequenos espaços com baixos custos e pouco uso de água.

Em seguida o representante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o professor Genyson Marques, palestrou sobre gestão ambiental e recursos naturais. Também estiveram presentes representantes do Escritório de Advocacia da Paraíba, que esclareceram dúvidas sobre benefícios voltados para a atividade da pesca e atualizaram cadastros dos pescadores presentes.















A programação também contou com uma feira livre com exposição dos produtos da agricultura familiar e da agroecologia, organizada pela diretora da Coopescaf, Maria de Fátima Mota Barbosa.

















O Presidente da Coopescaf, José de Deus Barbosa, mais conhecido como Deuzinho, falou da importância do evento para a região: “foi extremamente produtivo para a atividade da pesca a realização desse Festival, que contou com a participação de muitos pescadores do Cariri Ocidental. Agradeço muito a parceria que o Governo do Estado, através da Sedap, do Procase, que desde cedo estava aqui nos apoiando, dos engenheiros de pesca, dos advogados e de todos que disponibilizaram tempo para participar desse projeto”, informou Deuzinho.


O evento encerrou com a distribuição de alevinos de tilápias e carpas, feita para os criadores de peixe de Camalaú e municípios circunvizinhos, promovida pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado da Agropecuária e Pesca (Sedap), em parceria com a Cooperativa de Pescadores Aquicultores e Agricultores Familiares de Camalaú e Região (Coopescaf), que visa fortalecer a atividade de piscicultura em todo o Cariri Ocidental.



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page