top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Governo do Estado da Paraíba assina contratos de 225 bolsas de Projeto do Procase e lança o Programa

O governador João Azevêdo participou, na terça-feira (23), de solenidade comemorativa ao Dia Internacional da Agricultura Familiar, realizada na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, juntamente com o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), voltada para agricultores familiares, sindicatos, associações e, principalmente, para os jovens bolsistas rurais de 56 municípios paraibanos, que tiveram seus contratos assinados pelo governador, neste mesmo dia.

A programação teve início da parte da manhã, com a abertura oficial realizada pelo Secretário da Agricultura familiar, Luiz Couto, juntamente com o coordenador do Procase, Aristeu Chaves e o Coordenador do Cooperar, Omar Gama. Aristeu Chaves falou sobre a importância daquela data para o Projeto Procase em virtude das 225 bolsas voltadas para os jovens rurais, que seriam oficializadas no mesmo dia: “Hoje é uma data muito importante para nós, do Procase, por estarmos criando oportunidades para os jovens se capacitarem em diversas atividades, se empoderarem das ações que estão acontecendo no segmento da Agricultura Familiar e sua estrutura organizacional, tendo entre outros desafios, o de promoverem os registros das ações implementadas, socializarem essas experiências com os demais alunos das instituições em que estudam, por meio das redes e mídias sociais, a fim de despertar neles e nos demais jovens, o sentimento de viabilidade e oportunidades na Agricultura Familiar como alternativa econômica e social extremamente importante para geração de empregos, renda, empreendedorismo e melhoria da qualidade de vida das pessoas, tendo como base fundamental, o respeito ao meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis para os consumidores”, afirmou o coordenador.

Em seguida iniciou-se a palestra da coordenadora do departamento de Trânsito do Detran/PB, Ana Paula Buzetto, sobre Segurança no Trânsito, voltada especialmente aos jovens e adultos do meio rural que utilizam motocicletas para se dirigirem ao trabalho. Na sequência, foi a vez do palestrante Erasmo Araújo de Lucena - Gerente operacional de Promoção Social da SEAFDS, discorrendo sobre Noções de Certificações Sanitárias para Empreendimentos e Produtos da Agricultura Familiar.

A programação da manhã foi encerrada com Flávio Melo de Luna (Gerente de Planejamento do Projeto Cooperar, que explicou o projeto e falou também sobre as Estratégia de Implementação do Paraíba Rural Sustentável.

Para o secretário da Agricultura Familiar, Luiz Couto, o apoio à agricultura familiar é estratégico devido ao seu potencial estruturador e dinamizador do desenvolvimento e principalmente pela produção de alimentos. “A agricultura familiar representa muito dentro do sistema econômico e social e o nosso papel é encontrar meios de viabilizar o trabalho e a renda das famílias agricultoras. Creio que a política de educação e inclusão que o Governo do Estado está implantando é importante não apenas para os jovens, mas para toda a família”, observou.

A parte da tarde teve um início festivo com a participação especial do professor Daniel Duarte, que animou os presentes com uma apresentação sobre semiárido, juventude e valores do povo paraibano, remetendo aos presentes uma verdadeira aula de conhecimento sobre o meio rural.

Após a chegada do governador João Azevêdo, o grande destaque do evento foi a assinatura de 225 contratos de bolsas para alunos de escolas estaduais e universidades públicas dos municípios atendidos pelo Procase, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). De acordo com o Governador, “qualquer ação que envolva formação, preparação de mão-de-obra e envolvimento dos jovens com a agricultura familiar, a partir de novas tecnologias, é muito importante. Os alunos terão a oportunidade de fazer visitas a todas as experiências que estão sendo implantadas pelo Procase, que vão do desenvolvimento de tecnologia voltado para a energia solar à irrigação, permitindo que eles conheçam as novas técnicas utilizadas na agricultura” enfatizou João Azevêdo.

Na ocasião, o Governador também lançou o programa PBTec - Agricultura Familiar, uma ação promovida pelas Secretarias de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e da Educação, Ciência e Tecnologia, que visa capacitar e integrar os jovens rurais com as novas tecnologias. O secretário executivo da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, afirmou que o PBTec receberá um investimento de R$ 120 mil para promover ações de formação continuada e de inclusão produtiva de jovens ligados à agricultura familiar. “Os cursos terão 200 horas e serão oferecidos inicialmente para 300 pessoas de dez cidades. Nós vamos utilizar os kits da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia para fazer essa formação, permitindo que os estudantes aprendam a transformar energia solar em energia elétrica, levando essa tecnologia a empreendimentos rurais”, explicou.

Dois outros grandes destaques da comemoração do Dia Internacional da Agricultura Familiar foi a apresentação do PRIMA - Programa de Inclusão Através da Música e das Artes e da realização de uma exposição dos produtos da Agricultura Familiar.

A secretária executiva da economia solidária, Roseane Meira, Priscilla Gomes, secretária executiva de Juventude e os deputados estaduais Adriano Galdino (presidente da Assembleia Legislativa), Estela Bezerra, Buba Germano, Inácio Falcão, Doda de Tião e João Gonçalves (secretário da Articulação Política), assim como prefeitos, vereadores e lideranças da região e auxiliares do Governo da Paraíba também estiveram presentes, prestigiando a solenidade.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page