top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Conheça o Programa Jovens Bolsistas


O Projeto Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) abriu um edital destinado a jovens de 16 a 29 anos, moradores da área rural de 56 municípios paraibanos do Cariri Oriental, Ocidental, Curimataú, Seridó e Médio Sertão. O Programa Jovens Bolsistas tem como objetivo criar oportunidades de trabalho e renda para os jovens rurais, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável.

A ação voltada para estudantes das escolas estaduais e universidades públicas tem como objetivo criar oportunidades de trabalho e de renda, como também disseminar conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade do desenvolvimento do meio rural no semiárido paraibano. Estes jovens participarão, juntamente com as equipes técnicas, de visitas junto aos projetos produtivos do Procase, presentes em associações e cooperativas de 56 municípios paraibanos, com ações nas áreas de sistemas florestais, energia solar, instalação de dessalinizadores, perfuração de poços, construção de barragens subterrâneas, caprinovinocultura, fruticultura, agroindústrias, artesanato e pequenas indústrias de beneficiamento de minério.

O coordenador do Procase, Aristeu Chaves, falou da importância do Programa Jovens Bolsistas: "estamos criando oportunidades para os jovens se capacitarem em diversas atividades, se empoderarem das ações que estão acontecendo no segmento da Agricultura Familiar e sua estrutura organizacional, tendo entre outros desafios, o de promoverem os registros das ações implementadas, socializarem essas experiências com os demais alunos das instituições em que estudam, por meio das redes e mídias sociais, a fim de despertar neles e nos demais jovens, o sentimento de viabilidade e oportunidades na Agricultura Familiar como alternativa econômica e social extremamente importante para geração de empregos, renda, empreendedorismo e melhoria da qualidade de vida das pessoas, tendo como base fundamental, o respeito ao meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis para os consumidores”, enfatizou Aristeu.

O Programa Jovens Bolsistas conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Os recursos são oriundos do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida). O total do investimento foi de R$ 66.668.545,00 destinados ao programa.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.









Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page