Beneficiários do Procase tiram 2º lugar em concurso regional de queijos

15 Aug 2019

Os melhores queijos regionais produzidos em nove estados brasileiros foram selecionados no Rio Grande do Norte, durante o 15º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) com o Concurso de Queijos Regionais do Nordeste. Dentre os premiados, o 2º lugar foi para José Odon de Macedo Torres e Fransueide Queiroz de Medeiros Torres, que fazem parte da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos (ACCOMJ) do município de Juazeirinho, PB, beneficiários do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase).

Realizado pelo Sebrae e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), a seleção aconteceu no mês de agosto no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O objetivo principal do evento é reconhecer e valorizar os queijos produzidos no Nordeste brasileiro, premiando as empresas e produtores que se destacarem dentre os concorrentes em diversas categorias.

Para José Odon de Macedo Torres, foi grande a satisfação da segunda colocação. “Concorremos com grandes nomes do setor, e participar de um evento dessa grandeza é de grande reconhecimento. Para se produzir um bom queijo necessariamente precisa-se de uma boa matéria prima (leite) e para se ter um bom leite precisamos de boas práticas de manejo animal e sanidade do rebanho. É aí onde agradecemos pelo extraordinário trabalho desenvolvido pela equipe PROCASE que nos colocou no caminho certo através de capacitações, dias de campo e assistência zootécnica e veterinária”, afirmou Odon.

As amostras dos queijos concorrentes foram avaliadas com base em critérios como aspecto geral, consistência, textura e sabor. O Sr. Odon e sua esposa Fransueide foram premiados na categoria “queijo de coalho artesanal”, com o queijo de 4 sabores: vinho, orégano, pimenta calabresa e defumado. Receberam, além de certificados, medalhas de prata, de acordo com a classificação da competição.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Central de Notícias

mulher