Beneficiários do Procase tiram 2º lugar em concurso regional de queijos

Os melhores queijos regionais produzidos em nove estados brasileiros foram selecionados no Rio Grande do Norte, durante o 15º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) com o Concurso de Queijos Regionais do Nordeste. Dentre os premiados, o 2º lugar foi para José Odon de Macedo Torres e Fransueide Queiroz de Medeiros Torres, que fazem parte da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos (ACCOMJ) do município de Juazeirinho, PB, beneficiários do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase).

Realizado pelo Sebrae e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), a seleção aconteceu no mês de agosto no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O objetivo principal do evento é reconhecer e valorizar os queijos produzidos no Nordeste brasileiro, premiando as empresas e produtores que se destacarem dentre os concorrentes em diversas categorias.

Para José Odon de Macedo Torres, foi grande a satisfação da segunda colocação. “Concorremos com grandes nomes do setor, e participar de um evento dessa grandeza é de grande reconhecimento. Para se produzir um bom queijo necessariamente precisa-se de uma boa matéria prima (leite) e para se ter um bom leite precisamos de boas práticas de manejo animal e sanidade do rebanho. É aí onde agradecemos pelo extraordinário trabalho desenvolvido pela equipe PROCASE que nos colocou no caminho certo através de capacitações, dias de campo e assistência zootécnica e veterinária”, afirmou Odon.

As amostras dos queijos concorrentes foram avaliadas com base em critérios como aspecto geral, consistência, textura e sabor. O Sr. Odon e sua esposa Fransueide foram premiados na categoria “queijo de coalho artesanal”, com o queijo de 4 sabores: vinho, orégano, pimenta calabresa e defumado. Receberam, além de certificados, medalhas de prata, de acordo com a classificação da competição.