top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Representantes do Procase participam de Intercâmbio de trocas de experiências rurais na Colômbia



Técnicos, gestores e beneficiários de projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, participaram, entre os dias 04 a 10 de agosto, de um intercâmbio na Colômbia, onde foram visitadas experiências de sucesso de negócios rurais que comercializam diversos tipos de produtos. Intitulado “Territórios de Aprendizagem na Colômbia – Troca de Experiências em Negócios Rurais”, o intercâmbio reuniu cerca de 20 brasileiros, dentre eles 3 representantes do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), o coordenador Aristeu Chaves, o gerente de Desenvolvimento Produtivo do Procase, Alex Pimentel e a representante da Associação de Lideranças, Organizações, Agricultores e Agricultoras Familiares do Cariri Paraibano (CASACO), Célia Araújo. O objetivo principal do evento foi promover uma análise e discussão sobre as oportunidades de adaptação e escalonamento destas práticas visitadas na Colômbia para que possam ser replicadas no Brasil, no âmbito dos projetos apoiados pelo FIDA.

Na programação do intercâmbio foram realizadas visitas de campo aos Territórios de Aprendizagem de Belén de Umbría e Nariño, tendo como focos a “Formação de gerentes de microempresas rurais”, no município de Belén de Umbría, estado de Risaralda, e “Associativismo e redes organizacionais para impulsionar a inclusão dos negócios rurais”, no estado de Nariño. Aconteceram encontros com empresários rurais de diversas associações nos quais foram realizados momentos de conversa sobre gestão e a comercialização praticada em cada uma de suas regiões nas áreas de cafeicultura, avicultura, piscicultura e cultivo de frutas como a amora e o lulo, um fruto típico da região que se assemelha a laranja e ao limão.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Produtivo do Procase, Alex Pimentel, a experiência foi de total enriquecimento. “O nível de organização das associações que foram visitadas é altíssimo, Eles não estão lá somente para vender produtos e sim para vender histórias, mudando suas perspectivas de vida de uma maneira muito positiva”, afirmou Alex.

Do Brasil, além do Procase, participaram outros representantes dos projetos apoiados pelo FIDA na Bahia (Pró-Semiárido), Piauí (Viva o Semiárido), Ceará (Paulo Freire) e Sergipe (Dom Távora), projeto Dom Helder Câmara e Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Governo Federal.

O intercâmbio foi uma ação desenvolvida pelo Semear Internacional, que é um programa do FIDA no Brasil. Territórios de Aprendizagem é um programa que incentiva o desenvolvimento sustentável de capacidades locais para promover o escalonamento de inovações a partir da gestão do conhecimento de produtores, famílias, comunidades e associações rurais. Os Territórios são apoiados pela Corporação PROCASUR, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a Fundação FORD.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page