Procase Inaugura Casa de Extração e Processamento de Mel em São José dos Cordeiros

O coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves inaugurou, junto ao prefeito Jefferson Roberto, a Unidade de Extração e Processamento de Mel da Associação dos Apicultores e Meliponicultores em São José dos Cordeiros, Cariri Ocidental paraibano, nessa quinta-feira (29). Os investimentos para a Associação, oriundos da parceria entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Governo do Estado da Paraíba, representaram um investimento de R$ 160.418,42 para os beneficiários da Associação.

De São José dos Cordeiros, estiveram presentes: o prefeito Jefferson Roberto, a vice-prefeita Lurdes Dantas, o ex-prefeito Fernando Queiroz, o vereador Paulo do Sindicato, o coordenador da Empaer, Walmir Azavedo e o Presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores, Manoel Bezerra, que compuseram a mesa ao lado de Aristeu Chaves. Também estiveram na inauguração, o secretário da agricultura, Deyvison Romerito, o técnico da Empaer, Ismar Villar, a gerente de Desenvolvimento Humano do Procase, Aparecida Henriques, a equipe técnica da Unidade Regional do Projeto Procase, membros do Projeto Jovens Bolsistas, do Cariri Ocidental e representantes das comunidades de Pedra Lavrada, Guarita, Serra Pelada, Cazuzinha e Duas Serras.

Na ocasião, o prefeito Jefferson Roberto falou a da importância da inauguração da Unidade para a cidade de São José dos Cordeiros. “Dei continuidade a este projeto, iniciado pelo ex-prefeito Fernando Queiroz, e consegui, junto ao Procase e ao Governo da Paraíba, o apoio necessário para fazer essa história se tornar real, produzindo mel com qualidade e possibilidade de comercialização. Muita gente duvidou que fosse possível se produzir mel em uma região tão castigada pela seca, mas o resultado positivo está aqui”, frisou.

O coordenador do Procase, Aristeu Chaves, falou da importância de se potencializar a produção do mel a da construção da Unidade. "A inauguração da Unidade de Extração e Processamento de Mel permitirá melhoria das condições técnicas e da infraestrutura para a produção do produto. O que vemos hoje, aqui, é o resultado de um trabalho realizado pelo FIDA, pelo Governo do Estado da Paraíba, pois o Governador João Azevêdo tem como um dos principais focos do seu trabalho o incentivo a diversificação da agricultura familiar, também o apoio da Prefeitura de São José dos Cordeiros, inicialmente realizado por Fernando Queiroz e agora concluído pelo prefeito Jefferson Roberto e, também, pela própria Associação. Todos trabalhando coletivamente para o fortalecimento da cadeia produtiva do mel em São José dos Cordeiros”, afirmou o coordenador.

Emocionado, o Presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores, Manoel Bezerra, agradeceu a todos e falou do significado deste dia. “Essa inauguração e todas as melhorias que recebemos só foram passíveis de serem completadas, pela parceria do Procase, no trabalho exercido principalmente por Joseane Bezerra, e pelo nosso Prefeito Jefferson. Agora, com toda essa estrutura, cabe as famílias daqui, de Pedra Lavrada, darem continuidade a todo esse projeto, que se tornou realidade”, enfatizou.

A Unidade de Extração e Processamento de Mel foi projetada obedecendo os padrões ambientais e de segurança no manuseio do produto. Em apenas 3 meses de funcionamento, já produziu mais de uma tonelada de mel, só de apicultores de São José dos Cordeiros, disponibilizado no comércio local e em feiras da região.