top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Procase assina Ordem de Serviço para Instalação de Dessalinizadores em Ribeira de Cabaceiras e Camal


O coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) assinou, na quarta-feira (04), a ordem de serviço para a construção da obra de implantação de 04 Sistemas de Dessalinização: dois instalados na comunidade de Curral de Baixo, município de Ribeira, em Cabaceiras, no Cariri Oriental e outros dois no Assentamento Eldorado dos Carajás, localizado em Camalaú, no Cariri Ocidental. Os recursos do projeto são oriundos do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) e do Governo do Estado da Paraíba.

De acordo com o coordenador do Procase, Aristeu Chaves, esse sistema é simplificado, mas extremamente eficiente. “Será muito útil para essas comunidades pois é um sistema muito moderno. Ao todo são 60 dessalizinadores nos territórios atendidos pelo Procase, que representam mais benefícios que o Governo do Estado está levando para todos, visando a melhoria da agricultura familiar”, enalteceu.

Robin Tabolka, coordenador estadual do Programa Água Doce e Gestor do contrato firmado com o Procase para a instalação dos dessalinizadores, no quesito benefício, a população atendida terá água de qualidade para consumo humano, que além de ser dessalinizada, também é clorada. “Esta água está livre de todas as doenças de veiculação hídrica que assolam a população, principalmente nos períodos inicias de chuvas. Além da diminuição com os problemas de doenças de veiculação hídrica (vírus e bactérias), também diminui os problemas com oscilação da pressão arterial e formação de pedras no organismo oriundas de água com excessos de certos minerais”, afirmou Robin.

Na mesma semana, também foram liberadas as ordens de serviço para Caturité, comunidade de Salgadinho; comunidade de São Pedro, em Boa Vista; comunidade Cajazeiras III, em Assunção; comunidade de Joazeiro, em Cubati e comunidade Rosa de Luxemburgo II, em Algodão de Jandaíra. As obras tem previsão para serem entregues no prazo de 60 dias.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page