top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

IICA realiza Oficina voltada para as Propostas do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar nos Municípi


O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba (SEAFDS) e do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), realizaram, nesta sexta-feira (18), uma Oficina Preparatória para apresentação de propostas para o Fundo Competitivo do Projeto INNOVA AF, organizada pelo consultor do IICA, Renato Carvalho e pela colaboradora da SEAFDS, Andréa Xavier.

A oficina teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre a formatação das propostas do projeto denominado “Gestão do conhecimento para a adaptação das agriculturas familiares à mudança climática (INNOVA-AF)”, que aqui no Brasil atuará no território da Borborema, no Estado da Paraíba. O consultor do IICA, Renato Carvalho, que ministrou a oficina, falou sobre a importância do evento para o esclarecimento de dúvidas e do projeto no geral. “A meta do programa é envolver mulheres, jovens e membros de povos originários, afrodescendentes de comunidades que trabalham com a agricultura familiar e que estejam em condição de vulnerabilidade devido às mudanças climáticas da Região. É importante acrescentar estas linhas de pesquisa no Projeto, como também esclarecer qualquer questionamento para que possamos ter uma boa qualificação das propostas que serão apresentadas”, afirmou Renato. Durante a programação, uma vídeoconferência foi realizada com os coordenadores do INNOVA, Gabriela Bermudez e Miguel Altamirano, diretamente da Costa Rica, para maiores esclarecimentos sobre o Projeto, como também um exercício em grupo, onde foram elaboradas propostas que serviram como exemplos, levando em consideração o formato sugerido no Regulamento Operacional do Fundo.

O coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves, também falou da importância do projeto aos demais. “O objetivo principal é garantir que boas práticas de produção e convivência com o semiárido possam ser disseminadas e replicadas. O Projeto INNOVA-AF surgiu exatamente com esta proposta e veio para somar as ações que já são realizadas no território”, ressaltou o coordenador.

O Projeto INNOVA-AF busca promover processos de gestão participativa do conhecimento e disseminação de boas práticas de adaptação dos sistemas territoriais de agricultura familiar às mudanças climáticas entre os países e territórios da América Latina e do Caribe. Iniciado em julho de 2018, tem previsão de conclusão em setembro de 2021. Tem contrapartida financeira do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE) e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad).

O IICA é um organismo internacional especializado em agricultura, ligado a Organização dos Estados Americanos (OEA), cuja missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados Membros em todas as Américas, para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural por meio da cooperação técnica internacional de excelência. Com sede na Costa Rica, o instituto foi fundado em 1942 e, em 1964, iniciou suas atividades no Brasil.

O FIDA é uma instituição financeira internacional e um dos 10 maiores Bancos Multilaterais de Desenvolvimento do Mundo, além de ser também a agência especializada da Organização das Nações Unidas para o combate à pobreza rural. Seu foco é investir na população rural, empoderando-a para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e fortalecer a resiliência.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page