top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Governo da Paraíba articula compras de produtos da agricultura familiar para 15 hospitais do Estado


O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Economia Solidária (SESOL) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES), vai adquirir, a partir de 2020, produtos da agricultura familiar para abastecimento de 15 hospitais da rede estadual de saúde. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, e pela secretária executiva de Economia Solidária (Sesol), Roseana Meira, durante reunião, na manhã desta quinta-feira (5), com representantes de 22 cooperativas pertencentes à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-PB), que contou também com a participação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), com o coordenador Aristeu Chaves, o gerente de Desenvolvimento Produtivo, Alex Pimentel e o Assistente Técnico Ambiental, Thiago Silva.

Dentre as cooperativas participantes, estavam presentes representantes da Cooperativa Agroindustrial do Seridó e Curimataú Paraibano (COOASC) e da Cooperativa Dos Produtores Rurais De Monteiro Ltda (Capribom). Ambas são atendidas pelo Procase através dos investimentos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Governo do Estado da Paraíba.

O coordenador do Procase, Aristeu Chaves, enalteceu o comprometimento da SESOL com a agricultura familiar e falou sobre a importância da parceria do Governo do Estado da Paraíba e do Fida. “Essa reunião é hoje um marco histórico, com todos aqui, trabalhando em prol do desenvolvimento da economia do Estado. O governador João Azevêdo já assinalou a continuação dos investimentos junto ao Fida, também ao Banco Mundial, priorizando o homem do campo, produzindo alimento de qualidade para as famílias paraibanas”, enfatizou o coordenador.

O secretário Geraldo Medeiros enfatizou que o Programa de Economia Solidária tem o objetivo de atingir e auxiliar o pequeno produtor no sentido de que tenha meio de comercializar seus produtos. “A garantia da Secretaria Estadual de Saúde, através desse convênio com 15 hospitais estaduais, traz para estes pequenos agricultores e cooperativas, um alento e a segurança de que os seus produtos têm onde ser vendidos. Saímos dessa reunião com a efetivação do convênio que será publicado no início de janeiro, consequentemente garantindo para todo o ano de 2020 a compra da produção dos pequenos produtores que integram essas cooperativas", afirmou o secretário.

A secretária executiva de Economia Solidária, Roseana Meira, adiantou que, além da articulação com a Secretaria de Estado da Saúde, já está agendada reunião entre as cooperativas e a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia para nova discussão sobre compras institucionais para as escolas no âmbito do Estado; e ainda com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. “É uma ação conjunta, parceira entre o Estado e o Terceiro Setor para que avance do ponto de vista da economia solidária no Estado da Paraíba", finalizou.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page