Rendeiras do Projeto Procase são destaque em Desfile de Renda Renascença no Salão do Artesanato da P

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), em parceria com o estilista Ronaldo Fraga, o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Monteiro promoveu, no dia 29 de janeiro, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, um desfile de peças feitas pelas rendeiras do Cariri, dentre elas as beneficiárias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), dos municípios de São Sebastião de Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro, Camalaú e São João do Tigre.

Durante o evento, o Governador do Estado, João Azevêdo, a primeira-dama e presidente de honra do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ana Maria Lins, a vice-governadora Lígia Feliciano, o secretário Luiz Couto, da Secretaria do Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), o coordenador do Procase, Aristeu Chaves e a prefeita de Monteiro, Anna Lorena, realizaram a assinatura do protocolo de intenções para a instalação do Centro de Referência do Artesanato do Cariri, que terá sua sede no município de Monteiro.

O desfile, que apresentou 40 peças de 35 artesãs paraibanas, foi produzido por Haendel Melo e fez parte da programação oficial da 31ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba, que está sendo realizado na Praia do Cabo Branco. A coleção, intitulada #SomosTODOSParaíba, é resultado das oficinas ministradas pelo estilista Ronaldo Fraga para as rendeiras do Cariri paraibano, que aconteram em novembro do ano passado, na cidade de Monteiro. Mais uma iniciativa do Governo do Estado de fortalecer a comercialização da renda renascença, símbolo da região. As peças apresentadas no desfile foram inspiradas no trabalho do artista plástico paraibano, Flávio Tavares.

Na ocasião, o governador João Azevêdo comemorou o sucesso do evento e ressaltou o esforço do Governo do Estado para garantir a visibilidade do trabalho das rendeiras paraibanas. “É uma satisfação muito grande realçar o que já existe na Paraíba, que é a beleza da renda renascença e os trabalhos das rendeiras do Cariri, juntando a genialidade de Ronaldo Fraga e o traço fantástico de Flávio Tavares, que emocionaram a todos que acompanharam o desfile, permitindo que a renda renascença do nosso Estado seja reconhecida nacionalmente”, afirmou o Governador.

A rendeira Maria Regina Gomes, presidente da Associação de Desenvolvimento dos Artesãos de São Sebastião do Umbuzeiro (Adeart), que desde 2016 é parte das ações do Projeto Procase, falou, emocionada, da importância do trabalho exibido, hoje, no desfile. “Hoje foi a realização de um sonho. Estou feliz com todo o apoio e visibilidade que o Governo tem nos dado, principalmente a primeira-dama Ana Maria Lins, que acompanha o nosso trabalho já um bom tempo, juntamente com o Procase, nas presenças do coordenador Aristeu Chaves e da mobilizadora social Joseane Bezerra e as demais rendeiras que dedicam sua vida a esta arte maravilhosa e que hoje são as estrelas da noite”, enalteceu Regina.

Outro grande destaque do evento foi a participação da cantora Sandra Belê, responsável por toda a trilha sonora do desfile. Nascida em Zabelê, no Cariri paraibano, a artista tem forte ligação com a renda renascença, pois é filha de rendeira.

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) é resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano. O Procase tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os atuais níveis de pobreza rural e fortalecendo as ações de prevenção e mitigação da desertificação em sua área de abrangência.