top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Cooperativa atendida pelo Procase realiza primeira entrega de alimentos da agricultura familiar para

O Governo do Estado da Paraíba, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), da Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesol) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizaram, hoje, a primeira entrega de produtos oriundos da agricultura familiar, na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, pela Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro, de Monteiro, a CAPRIBOM, beneficiária do Procase.

Na ocasião, a maternidade Frei Damião recebeu 50 litros de leite de cabra, de um total de 300 litros de leite adquiridos. A atividade foi somente a primeira, de muitas outras, que surgiram a partir da 1ª Mostra da Agricultura Familiar para Compras Governamentais, que aconteceu na própria maternidade no dia 09 de outubro de 2019 e contou com a participação de representantes da Frei Damião, representantes de hospitais estaduais da região metropolitana de João Pessoa, além do litoral norte e brejo, como também gestores dos órgãos vinculados com produtores, associações e cooperativas ligadas à agricultura familiar e que trabalham com diversos segmentos: polpas de frutas, hortaliças, flores, artesanato, geléias, doces e iogurtes produzidos com leite de cabra. Durante a Mostra, o gerente de Desenvolvimento Produtivo do Procase, Alex Carlos Pimentel, falou da importância do evento aos demais envolvidos. “Mostrar que temos muita produção, produtos saudáveis, de qualidade, sem agrotóxicos, com condições de regularidade e por preços justos é hoje nosso principal objetivo. Os produtores participam de várias feiras, em João Pessoa e em outros municípios, e buscam acessar a política pública, via compras institucionais, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). E essa Mostra é o momento de apresentação desses produtos, enquanto que a feira você já encontra em diversos locais".

Para a secretária executiva de Economia Solidária, Roseana Meira, "esse momento de entrega dos produtos da agricultura familiar na Maternidade Frei Damião é extremamente representativo pois ele simboliza toda a luta que a SESOL e o Procase vem fazendo em relação as compras institucionais e o Governo do Estado tem demonstrado seu compromisso em desenvolver ações que visem fomentar a política da economia solidária no âmbito do Estado da Paraíba. Momento ímpar para a agricultura familiar e para todos os envolvidos", enfatizou Roseana.

Para o gerente de Negócios da Cooperativa dos Produtores de Leite de Monteiro (Capribom), Rubens Remígio, a participação do Procase nessa atividade foi de vital importância para a cooperativa. “A parceria firmada com a Rede Hospitalar do Estado veio para preencher um gargalo na produção do nosso leite de cabra. O Procase fomentou um sistema de energia solar que tem ajudado e muito a baixar os nossos custos de produção. Um dos nossos gargalos era a comercialização dos nossos produtos, então o Procase começou a fazer uma interlocução pra viabilizar outros canais de comercialização, primeiro para o Exército, na compra de derivados (500 kg de queijos de leite cabra) e agora na Maternidade Frei Damião, com a compra do leite congelado (300 litros, inicialmente). O volume pode parecer pequeno acerca da produção dos nossos sócios cooperados, mas é de grande importância para alavancar outros mercados”, afirmou Rubinho. Atualmente a CAPRIBOM conta com cerca de 400 sócios, com uma produção diária de aproximadamente 15 mil litros de leite de cabra.

A diretora geral da maternidade, Selda Gomes, falou da importância desta primeira entrega de leite. “Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite de cabra é mais nutritivo e de menor potencial alergênico do que o leite bovino. A meta agora é consumir outros produtos da agricultura familiar pois, quando realizamos a I Mostra da Agricultura Familiar para Compras Governamentais, em parceira com o PROCASE/SEAFDS e a SESAES/SEDH, nos foi apresentado diversos produtos como queijos, ricotas e iogurtes”, ressaltou a diretora.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.


FOTOS: SECOM-PB




Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page