Distribuição de Mudas Gera Renda aos Viveiricultores Paraibanos e Estimula a Agricultura Sintrópica

O Governo do Estado da Paraíba, através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE e em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA está distribuindo, para as comunidades rurais apoiadas pelo Projeto no Plano Emergencial, cerca de 5000 mudas de atriplex, que serão utilizados em consórcio nos campos de palma. Ao todo, 50 comunidades serão beneficiadas, onde cada uma delas receberá o quantitativo de 100 mudas, que foram adquiridas de viveiricultores do Projeto PROCASE, o que gerou renda a estes produtores neste período de pandemia. A ação também desenvolve a agricultura sintrópica, que refere-se a um sistema de cultivo agroflorestal caracterizado pela organização, integração, equilíbrio, preservação e recuperação de áreas degradadas.

De acordo com o gerente ambiental e de convivência com o semiárido do Procase, Wallene Cavalcanti, a iniciativa partiu de uma observação aos campos de palma. “Temos acompanhado a evolução destas áreas, com a preocupação quanto ao uso contínuo de águas salobras e a pouca diversidade de culturas implantadas, o que nos fez perceber a necessidade de melhorias”. Buscando medidas corretivas, deu-se início ao projeto de distribuição das mudas de atriplex, também conhecida como erva-sal, escolhida pelo poder que essa planta possui de absorver e reduzir altas concentrações de sais no solo pela irrigação, com estímulo à implantação de novas áreas de consórcio palma/erva-sal.

Para com o assistente técnico-ambiental do Procase, Thiago César da Silva, a ideia é simples e poderá se espalhar de forma gradativa. “A atriplex tem uma reprodução vegetativa muito simples, de maneira que os agricultores vizinhos dessas comunidades beneficiadas vão observar a vantagem desse consórcio e irão conseguir mudas dessas comunidades matrizes e reproduzir estes consórcios com a palma em seus campos, melhorando tanto a qualidade dos solos e do ambiente, como também aumentando o número de pessoas mobilizadas a participar desse movimento tão importante, que é a agricultura sintrópica”.

Os territórios do Cariri Oriental e Ocidental já foram contemplados com as mudas, que foram adquiridas com os produtores do Convênio no município de Amparo. A previsão, para as próximas semanas de agosto, é da distribuição das mudas adquiridas dos viveiros do Curimataú (Santa Verônica e Riacho do Sangue), para os territórios do Curimataú, Seridó e Médio Sertão.

O PROCASE é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.