top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Agricultor Paraibano é Destaque em Evento Internacional Sobre Boas Práticas Agroecológicas

O trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE e em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA ganhou notoriedade através da experiência exitosa do Sr. Rivaldo dos Santos Nascimento, exibida durante realização de webinar organizado pela Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales Del Mexico (SEMARNAT). Seu Rivaldo é agricultor familiar da Associação da Comunidade Negra do Camará (ACONCA), que possui como principal atividade produtiva a fruticultura, localizada próximo a cidade de Remígio, na Paraíba, atendida pelo PROCASE desde 2014, com investimentos no valor de R$ 117.796,84.

O evento trouxe como tema: Alternativas Agroecológicas ao uso de Glifosato na Agricultura Comercial no México, onde produtores da América Latina expuseram suas experiências sem o uso deste agrotóxico. O uso do Glifosato tem sido questionado em todo o mundo, sendo aqui no Brasil o agrotóxico mais vendido, na atualidade, mas muito questionado por pesquisadores da área. Seu Rivaldo foi o representante brasileiro, onde exibiu, por meio de apresentação online, o trabalho desenvolvido em sua propriedade, há cerca de 20 anos, que foi aperfeiçoado com o apoio técnico do PROCASE, a partir do sistema produtivo agro florestal, que trabalha com a conservação do solo através da cobertura de biomassa, cobertura verde por meio de leguminosas, sistemas de podas, controle biológico e utilização de biofertilizantes.

Em sua apresentação, Rivaldo exibiu fotos da sua propriedade, das plantas nativas da região, falou sobre a necessidade de políticas públicas para o agricultor, principalmente em relação ao escoamento dos produtos: “é importante termos canais de comercialização, pois precisamos vender o que é produzido e eu sou a prova de que é possível se produzir alimentos com qualidade e sem agrotóxico”. Ele também destacou a felicidade que teve em participar, em novembro de 2019, do “Intercâmbio Brasil – México: Agrofloresta, suas experiências e vivências”, organizado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Programa Semear Internacional, pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (PROCASE) e pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável para as Comunidades Rurais das Zonas Semiáridas do México (PRODEZSA). Na ocasião, cerca de 30 técnicos, especialistas, produtores e agricultores vinculados a projetos apoiados pelo FIDA no Brasil e no México visitaram diversas localidades do Curimataú e Cariri Oriental paraibano. “Foi uma felicidade receber os irmãos mexicanos na minha terra, mostrando nossas técnicas e o que podemos produzir no nosso quintal”, afirmou.


A equipe do PROCASE também marcou presença, com todo o suporte da Gerência Regional do Projeto do Território do Curimataú, com a coordenadora Kilma Cristina Silva e representada por Nicholas Lucena Queiroz, gerente de desenvolvimento produtivo e inserção de mercado, que auxiliou Sr Rivaldo na tradução do evento e falou da importância da agricultura sintrópica. “o trabalho desenvolvido pelo Sr. Rivaldo só evidencia a aplicabilidade das técnicas que envolvem os sistemas agro florestais, inclusive em pequenas propriedades, mas com grande diversidade produtiva, garantindo oferta de alimentos o ano todo. São 20 anos de trabalho cujo resultados são motivo de orgulho para todos nós.” Nicholas também destacou a importância dos intercâmbios envolvendo países da América Latina e África, que propiciaram trocas de experiências com enfoque em questões agroflorestais e agroecológicas, organização de produtores e cadeias produtivas, assistência técnica rural e sistema silvopastoril.


O PROCASE é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Para quem desejar assistir o webinar, segue link da apresentação: https://www.facebook.com/Semarnatmx/videos/1720599638091408/

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page