top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Seminário Estadual Apresenta os Resultados das Cadernetas Agroecológicas na Paraíba


O Governo do Estado da Paraíba, através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE e em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA e o apoio do SEMEAR Internacional realizou, no dia 27 de agosto, o Seminário Estadual das Cadernetas Agroecológicas na Paraíba. O evento foi uma preparação para o Seminário Regional das Cadernetas Agroecológicas, que engloba os projetos atendidos pelo FIDA no Brasil. A caderneta agroecológica é um instrumento que tem como principal objetivo contribuir para o monitoramento da renda monetária e não monetária das mulheres rurais, a partir do trabalho protagonizado por elas na propriedade.

O evento remoto foi mediado pela jornalista e assessora de comunicação Viviane Ramalho e teve como facilitadora Maria do Carmo D’ Oliveira, Assessora de Gênero do Projeto. Reuniu depoimentos de 06 mulheres beneficiárias: Adilma Fernandes, do Curimataú, Sara Constâncio e Quitéria Cunha, ambas do Seridó, Francineide de Oliveira, do Cariri Oriental, Carmita Souza, do Médio Sertão e Maria Nazaré, do Cariri Ocidental, que representaram as 55 mulheres que trabalham com as cadernetas nos 05 territórios atendidos pelo PROCASE.

Contou com as participações ilustres e depoimentos de Luiz Couto, da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, do representante do FIDA no Brasil, Leonardo Bichara, do coordenador do Procase, Álvaro Paiva, do Coordenador do Projeto Cooperar, Omar Gama, das consultoras do Procase, Sheila Pessoa e Maria Auxiliadora Dantas, da Francisca Sena, Assessora de Gênero e do GT de Equidade de Gênero dos projetos FIDA e Etnia e também da Odaleia Severo, ambas do Projeto Paulo Freire, da Rodica Witzman, do GT de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia, da coordenadora do SEMEAR Internacional, Fabiana Viterbo e do Adalto Rafael, também da equipe do SEMEAR (que apresentou os resultados das cadernetas no Estado), da Alciene Novaes, Extensionista Rural e do Cristiano Campello Cavalcante, Gerente Executivo de Planejamento e Operações, ambos da EMPAER. Todos os participantes falaram sobre a importância das cadernetas agroecológicas como instrumento de autonomia e independência das mulheres agricultoras.

Ao todo, 979 mulheres de 113 comunidades rurais de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí já se empoderaram por meio das cadernetas agroecológicas, que é um instrumento que sistematiza e avalia o trabalho da mulher agricultora. Aqui na Paraíba, 55 mulheres adotaram as cadernetas. Quem desejar assistir ao evento online, basta acessar o endereço: https://www.youtube.com/watch?v=5YfSsnknLwk

PROCASE é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page