top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

6º Intercâmbio Quilombola das comunidades atendidas pelo Procase é realizado em Serra do Abreu

O Governo do Estado da Paraíba, através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – Procase, com o apoio da Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido – Seafds, realizou, nos dias 01 e 02 de dezembro, a 6ª Edição do Intercâmbio Quilombola das comunidades atendidas pelo Procase. O evento, que teve como tema Raízes Quilombolas: Resgate Cultural e Fortalecimento Identitário, foi realizado no Quilombo Serra do Abreu, próximo ao município de Nova Palmeira, no Curimataú paraibano.

O objetivo do intercâmbio foi discutir questões acerca da representatividade negra, além de ser um momento de interação e troca de experiências entre as comunidades participantes, que anseiam por construir e fortificar ações conjuntas que gerem visibilidade e políticas públicas voltadas aos seus territórios.

A equipe do Procase, composta por Maria Aparecida Henriques, Gerente de Desenvolvimento Humano e Capital Social, das consultoras Carleuza Andrade e Hodileya Meyri; das mobilizadoras sociais Sheila Pessoa, Joseane Bezerra (Jóia), Larissa Farias e pelas coordenadoras territoriais Kilma Cris e Karol Angel, coordenaram o evento junto com a comunidade quilombola Serra do Abreu, que recepcionaram os demais participantes do evento: os quilombos de Serra do Talhado, Pitombeira, Livramento, Cantinho, Cacimba Nova, Roça Velha, Gurugi e Mituaçu. O encontro também contou com representantes da Comunidade de Riacho do Algodão, que está em processo de auto recohecimento.


A programação contou com mesas redondas e rodas de diálogos onde a comunidade Serra do Abreu apresentou a todos a sua história de resistência e luta, com momentos de fala de representantes das comunidades tradicionais em um espaço de diálogo e escuta, onde todos puderam partilhar suas vivências, também com o objetivo de levar as entidades públicas competentes demandas e propostas para a melhoria da vida dessas comunidades.

Durante a programação, artesanatos de diversas comunidades foram expostos para comercialização. O evento também foi marcado pelas oficinas de fabricação de louças, produção de doces e geléias e também de conscientização do uso racional das águas, com o tema: Bio águas (fossas para reuso de água). Os participantes também puderam participar de uma trilha pela Serra do Abreu, localizada a 11km de Nova Palmeira. A parte cultural também foi destaque, com apresentações de forró, ciranda e muita animação.

O encerramento do evento foi um momento de partilha e discussões acerca da identidade cultural e do fortalecimento dos povos quilombolas da Paraíba, trazendo o resultado das trocas vivenciadas entre as comunidades e o público presente, mostrando mais uma vez que os intercâmbios organizados pelo Procase são espaços de sociabilidade, de compartilhamento de saberes, fazeres e memórias individuais e coletivas.


Yorumlar


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page