Biodigestor entra em funcionamento doméstico na Sede do Projeto
As parcerias do Projeto EcoProdutivo continuam dando resultados positivos para os agricultores familiares do Tapera, no município do Congo, onde o Projeto está instalado. O biodigestor, fruto de uma parceria entre o Procase, o Programa de Estudos e Ações para o Semiárido - Peasa, o Sebrae e a Fundação Parque Tecnológico da Paraiba, foi finalizado e está em pleno funcionamento na propriedade do beneficiário José Roberto Bezerra.
Primeiramente, foi construída a cisterna, seguido da colocação da caixa d'água. Durante todo o mês, o biodigestor foi alimentado com estrume e água, que permitiu a decomposição anaeróbica (com ausência de oxigênio). Nesse processo, o equipamento gerou como resíduo um biogás, que passou a ser utilizado como combustível a partir da data de hoje, 05 de janeiro.
De acordo com o coordenador adjunto do PEASA, Rossino Almeida, "hoje foi concluída parte do uso doméstico do biodigestor. Em 15 dias, ele será utilizado na adubação, como biofertilizante", informou o coordenador. A instalação de um biodigestor representa uma grande contribuição para o meio ambiente, uma das principais pautas do Projeto Procase.
Comments