CRENÇA é inaugurado em Monteiro

O governador João Azevêdo inaugurou, na noite desta quinta-feira (25), em Monteiro, no Cariri paraibano, o Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato, o CRENÇA. A partir de agora, o prédio histórico onde funciona o CRENÇA será uma vitrine para a comercialização da renda renascença da região do Cariri paraibano, servindo também para a realização de cursos, capacitações e inovações tecnológicas voltadas para o artesanato local.

A cerimônia contou com as presenças da primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, do coordenador do PROCASE, Aristeu Chaves e das equipes de João Pessoa, Cariri Ocidental e Oriental do Projeto; da prefeita de Monteiro, Anna Lorena; do diretor-técnico do Sebrae, Luiz Alberto; da gerente regional do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda e da gestora do PAP, Marielza Rodriguez; de outros representantes do Governo do Estado, como Jonildo Cavalcanti, secretário executivo da SEAFDS; o secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, o secretário executivo da Cultura, Milton Dornellas; o presidente da Fundação Espaço Cultural - FUNESC, Pedro Santos; a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo – PBTur, Ruth Avelino, dos deputados estaduais Chió e Pollyanna Dutra, assim como vários prefeitos e políticos do Cariri e de outras regiões, além das presenças de artesãos e artesãs, rendeiras e da população em geral.

Na ocasião, o Governador João Azevêdo agradeceu as parcerias e destacou a importância do PROCASE na execução do CRENÇA. “Os recursos oriundos do Projeto PROCASE deram subsídio ao artesanato do Cariri, e hoje podemos contar com esse espaço que, apesar de localizado aqui em Monteiro, servirá como aporte a todo o artesanato da região”, afirmou o governador, que na ocasião também destinou R$ 760 mil para as rendeiras, por meio do Programa Empreender-PB.

O coordenador do PROCASE, Aristeu Chaves, agradeceu a primeira-dama pela iniciativa junto ao artesanato local. "Hoje é uma noite histórica para Monteiro e para todo o Cariri. O Centro de Referência da Renda Renascença nasceu de uma grande iniciativa, com a liderança da primeira-dama Ana Maria Lins, que visitou os cinco municípios que produzem a renda renascença. Estas as visitas foram a inspiração para a concepção deste projeto, que vai gerar muitos frutos para toda essa região". Dr. Aristeu também destacou a importância da capacitação do Ronaldo Fraga para toda a execução dos desfiles #somostodosparaíba.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, também lembrou que a parceria com o Governo do Estado na implantação do Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato beneficia toda a região. "Se Monteiro se desenvolve, Sumé e Serra Branca, por exemplo, também se desenvolvem. Então, só temos a agradecer ao governador João Azevêdo e à primeira-dama Ana Maria Lins que, desde o início, acreditou neste projeto e o levou até o governador", afirmou.

A solenidade de inauguração do Crença teve como ponto alto o desfile da coleção #SomosTodosParaíba, resultado das consultorias ministradas pelo renomado estilista Ronaldo Fraga e inspirada na obra do artista plástico paraibano Flávio Tavares. Outro grande destaque do desfile foi a trilha sonora, interpretada pela cantora Sandra Belê, que animou o público com clássicos da música nordestina.