Posts Recentes

Lançamento do Programa Algodão Orgânico Paraíba


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, em parceria com o município de Ingá, realizou o lançamento do Programa Algodão Orgânico Paraíba. O evento aconteceu no dia 21 de março, e na oportunidade, associações, sindicatos, entidades, agricultores, empresas e demais envolvidos com a produção do algodão no Estado participaram e discutiram os rumos promissores que aguardam para a Safra 2022 do Algodão em toda Paraíba. O coordenador do PROCASE, Aristeu Chaves e a equipe do Projeto também estiveram presentes no evento, assim como representantes do COOPERAR, Senai, Sebrae, Embrapa, Empaer, Sedap, Famup, Banco do Nordeste, Institutos, Universidades, Empresários da Redes Santa Luzia, Natural Cotton Color, participação online das empresas Cataguases e Dalila Têxtil, representantes da assembleia legislativa da Paraíba, câmara federal, câmara municipal, sindicatos, associações, diretorias, conselhos, prefeitos e vice-prefeitos, cerca de quinze municípios do vale do Paraíba estão inseridos, tendo a participação de treze municípios durante a solenidade.

A Paraíba é referência nacional e internacionalmente pela produção de algodão, uma das principais cadeias produtivas do Brasil e do mundo. O algodoeiro é uma planta como outra qualquer, que necessita de cuidados para poder crescer e se desenvolver até no final florescer e fornecer a fibra do algodão e por isto o governo mantém a garantia de mercado, certificação e orientação técnica aos agricultores paraibanos.

O prefeito do município de Ingá, Roberio Lopes Burity, contou um pouco da história da produção de algodão em seu município. "O município de Ingá que já foi o segundo maior produtor do conhecido 'ouro branco', perdendo apenas para Patos no estado da Paraíba na década de 40, retomou a plantação de algodão em 2021, sendo de uma forma completamente inovadora e sustentável, sem uso de agrotóxicos e pesticidas, surgindo o projeto Algodão Orgânico de Ingá. Após a praga do bicudo que devastou os produtores naquela época, causou insegurança aos agricultores em relação a retomada da produção, que com total apoio da gestão fez alguns 'se arriscarem' a plantar e que para surpresa de todos, foi um verdadeiro sucesso diante da proporção da produção e do reconhecimento global", afirmou o Prefeito.

O projeto Algodão Orgânico de Ingá foi apresentado e acompanhado pelo governo estadual através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), que tem a coordenação do secretário executivo, Jonildo Cavalcanti e o secretário, Bivar Duda, os secretários aderiram ao Programa junto aos municípios para assim executar por toda Paraíba, sendo determinado o lançamento para a safra de 2022, do Programa Algodão Orgânico Paraíba, em Ingá o que ocorreu com grande entusiasmo por todos (as), que estavam presentes.


Central de Notícias

mulher

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square