Posts Recentes

PROCASE participa de Exposição Fotográfica no Assentamento Mandacaru


No dia 17 de abril, Dia Mundial da Luta pela Reforma Agrária, a UFCG (campus Sumé) promoveu, em parceria com entidades da agricultura familiar, uma exposição fotográfica no Assentamento Mandacaru, zona rural de Sumé, Cariri Ocidental paraibano. O objetivo principal foi mostrar os aspectos positivos da reforma agrária, prestigiando os assentados e assentadas da Região, enaltecendo as famílias do Assentamento Mandacaru. O PROCASE marcou presença com o Gerente de Monitoramento & Avaliação, José Rocha, representando o coordenador do Projeto, Aristeu Chaves.

O evento presencial teve início às 16h30 com a palestra: A importância da reforma agrária e da luta pela terra, ministrada pelos professores doutores Faustino Teatino Cavalcante Neto e Paulo Oliveira Diniz. Em seguida foi lançado o cordel Mandacaru Resistência, de autoria do poeta Mauricelio Silva. Também foram exibidos vídeos com depoimentos de alguns moradores do Assentamento, sequenciados pela exposição fotográfica virtual, organizada pela técnica administrativa do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido /UFCG, Carla Mailde Feitosa e um grupo de jovens do Assentamento Mandacaru. As fotografias abordam aspectos históricos, sociais, produção agrícola, animal, potencial turístico, fauna e flora do Assentamento.

Segundo Carla, o lançamento da Exposição fotográfica virtual Assentamento Mandacaru -Sumé-PB foi um evento que superou as expectativas de participação. “A presença e contribuição de parceiros como o PROCASE demonstra o compromisso da entidade para com as comunidades rurais em que atua e o prezo pelas parcerias institucionais. Trechos da exposição e do cordel Mandacaru Resistência trouxeram registros da presença no PROCASE na comunidade, com o demonstrativo do uso da caderneta agroecológica pelas mulheres. Ficamos imensamente agradecidos pela parceria do Projeto com a UFCG/CDSA e com o Assentamento Mandacaru- Sumé-PB”, enfatizou a coordenadora do evento, referindo-se ao PROCASE, que desde 2014 atua no Assentamento por meio de ações ligadas a caprinocultura, como a distribuição de animais, implantação de 02 campos de palma e do sistema agroflorestal com 100 pés de umbus e silo cincho,, entrega de equipamentos (ensiladeira e roçadeira), além da aplicação da Caderneta Agrocológica e da assessoria técnica contínua.

O encerramento da programação foi marcado por música ao vivo e distribuição de mudas aos presentes.

Central de Notícias

mulher

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square