top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Realizada apresentação dos Resultados da Pesquisa de Campo da Avaliação de Impacto


Um evento remoto foi realizado na última sexta-feira (26) para a apresentação da pesquisa de campo da Avaliação de Impacto, que trouxe os resultados das ações do PROCASE junto aos beneficiários dos cinco territórios onde o Projeto atua.

A pesquisa foi realizada pela empresa TecnoMetrica Estatística LTDA ei apresentada pelo Professor Amorim, da Tecnométrica, com comentários de Inês Azevedo e Carleuza Andrade. Foi realizada em campo com coleta de dados e realizou o cálculo do impacto dos projetos sobre as seguintes dimensões da pobreza rural: i) renda e bens das famílias; ii) capital humano e social e empoderamento; iii) segurança alimentar e produtividade agrícola; e iv) gestão ambiental e adaptação às mudanças climáticas. O cálculo do impacto dos projetos foi realizado por meio do uso de métodos quantitativos e qualitativos aplicados aos dados coletados nas linhas de base e de seguimento, comparando as comunidades/famílias com e sem intervenção.

A reunião contou com as presenças de Jailson Lopes, representando a Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido – SEAFDS; Leonardo Bichara, representante dos Projetos FIDA no Brasil; Adriana Ferrer, do departamento de Monitoramento e Avaliação do FIDA; o coordenador do PROCASE, Aristeu Chaves e grande parte da equipe do Projeto: a Assessora de Gênero Maria do Carmo D’Oliveira; a Assessora de Comunicação Viviane Ramalho; do Consultor Jurídico, Ricardo Porto; a Gerente de Desenvolvimento Humano, Aparecida Henriques; o Gerente Produtivo, Nicholas Queiroz; o Gerente Financeiro, André Cantalice; o Departamento de Monitoramento & Avaliação, representados pelo Gerente José Rocha e pela Consultora Carleuza Andrade; os coordenadores regionais, Orlando Virgolino e Kilma Silva; o consultor Thiago Silva e pelas Mobilizadoras Sociais Joseane Bezerra e Sheila Pessoa. Contou também com a participação da equipe da Técnométrica: Professor Sebastião Amorim; Inês Azevedo; Saulo Dias, estagiários e demais convidados: Rosa Marcia França; o pesquisador Luciano Guimarães; os representantes do Projeto Viva o Semiárido, do Piauí, Chicão e Andreia Simone e outros.

O coordenador Aristeu Chaves parabenizou toda e equipe da Tecnométrica e a equipe do PROCASE, em especial ao Departamento de Monitoramento & Avaliação, que acompanhou toda a pesquisa durante sua execução. O representante dos Projetos FIDA no Brasil, Leonardo Bichara, elogiou a seriedade e o profissionalismo com que a pesquisa foi aplicada, evidenciando os resultados positivos do PROCASE.

O PROCASE é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page