top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

PROCASE é destaque no Big Push para a Sustentabilidade no Brasil


O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE, resultado da parceria entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA e o Govermo do Estado da Paraíba ganhou grande destaque junto a uma publicação em um repositório, elaborada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas, que desenvolveu uma abordagem para apoiar os países da região na construção de estilos de desenvolvimento mais sustentáveis, chamada “Big Push para Sustentabilidade”.

Os 66 estudos incluídos nesse repositório são oriundos de uma seleção realizada a partir de mais de 130 casos recebidos por meio de uma Chamada Aberta de Estudos de Casos de Investimentos para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. A partir dos estudos recebidos, o Comitê de Avaliação fez uma seleção dos estudos que foram considerados elegíveis como casos de Big Push para a Sustentabilidade, de acordo com as regras da chamada. Essa publicação, que selecionou mais de 60 casos, tem por objetivo dar visibilidade e oportunidade de showcase às experiências e iniciativas que geraram resultados concretos em direção à sustentabilidade do desenvolvimento. Os 15 melhores projetos foram selecionados como os mais transformadores, dentre eles o PROCASE, o que permite uma grande divulgação as ações realizadas na Paraíba.

Para contemplar ainda mais a publicação, a CEPAL organizou um seminário online ao vivo, ocorrido hoje (26), onde os 15 casos de sucesso foram apresentados aos 500 participantes (dentre eles vários integrantes do PROCASE e do FIDA) e também exibido online pelo youtube, onde o Procase foi exitosamente representado por Leonardo Bichara, oficial de Programas do FIDA para o Brasil. Com o tema: Aumentando a resiliência climática e combate à pobreza rural por meio de ações emergenciais de combate à seca: o caso dos sistemas agroflorestais no PROCASE – FIDA, Leonardo Bichara expôs as ações elaboradoras junto aos agricultores familiares paraibanos, conjugado as atividades de geração de renda e preservação ambiental. O Projeto viabilizou a segurança hídrica e alimentar de mais de 22.000 famílias no semiárido paraibano, por meio de sistemas de produção inovadores – os sistemas agroflorestais, além de poços, barragens, dessalinizadores, irrigação com fontes de energia renováveis, entre outras. Os recursos do projeto foram financiados por meio de um contrato de empréstimo de 25 milhões de dólares entre o FIDA e o Governo da Paraíba.

Durante a sua fala, Leonardo Bichara ressaltou a parceria do FIDA com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido - SEAFD’S, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária SEDAP e evidenciou as mudanças advindas da implantação do PROCASE na Paraíba: “as técnicas de preservação da caatinga, o combate a desertificação, os projetos produtivos instaurados, as ações de acesso a água, na produção animal e vegetal, enfim, todas estas ações apresentam a nós resultados muito favoráveis, não somente para os agricultores, mas para todas as pessoas que vivem no semiárido, cujo sustento depende do meio rural, a exemplo das artesãs da renda renascença, que já conseguem hoje comercializar seus produtos sem a dependência dos atravessadores”, afirmou Leonardo.

Para o Gerente de Desenvolvimento Produtivo do PROCASE, Alex Pimentel, “é de vital importância a divulgação de ações como os sistemas agroflorestais, por se tratar de uma importante ação de mitigação, principalmente agora, em tempos de pandemia, onde os métodos de produção sustentáveis passam a se destacar frente a todas essas questões de desequilíbrio ambiental e social”, frisou Alex.

O Assistente Técnico Ambiental do Procase, Thiago Silva, que participou ativamente da produção do Projeto, destacou a seleção do PROCASE entre os casos apresentados no Big Push para a Sustentabilidade “Essa escolha para é uma grande vitória, pois mostra a relevância desta nossa ação para a sustentabilidade socioeconômica e ambiental no Nordeste, do semiárido e do Brasil. Estamos entre as iniciativas que demonstram que há caminhos sustentáveis à atividade agrícola e agropecuária, em especial a agricultura familiar”.

O PROCASE é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page