Posts Recentes

Equipe do PROCASE participa de palestra sobre Reuso Agrícola na Paraíba


Nesta última quarta-feira a equipe do PROCASE participou, em João Pessoa, de uma palestra ministrada pelo vice-presidente do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba, também engenheiro e economista, Lourinaldo Nóbrega, que discorreu sobre o Reuso de Efluentes de estação de tratamento de esgoto, para ser adotado na agricultura, visando contribuir para a implementação do reuso de águas e consequentemente para uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos em áreas rurais.

Para o coordenador do PROCASE, Aristeu Chaves, o objetivo é futuramente desenvolver uma parceria entre o Projeto e o Fórum Celso Furtado por meio de um estudo de viabilidade técnica que disponha ao empreendedor rural a possibilidade de financiamento junto a órgãos de fomento para a produção.

De acordo com Lourinaldo, a princípio é necessário, para que o reuso seja implantado aqui, na Paraíba, que os municípios possuam um plano de saneamento, com rede de coleta e estação de tratamento de esgoto. A partir daí, será usado o efluente inicialmente para a produção de forragem, a exemplo do sorgo.

O sistema já foi adotado por países centrais, como Espanha, Portugal, Itália e Israel, obtendo destaque. “Israel, por exemplo, recicla 87% das suas águas residuais para produzir frutas, exportadas para o exigente mercado comum europeu. Se Israel faz isso, por que nós, paraibanos, não podemos fazer?”, indagou o palestrante.

Sob a ótica de controle da poluição, também serão mensurados os impactos ambientais da distribuição de água de reuso, respeitando as normas de qualidade e de sustentabilidade ambiental, apresentando o reuso como alternativa sustentável, voltada para o uso mais racional dos recursos hídricos disponíveis na Paraíba.

Central de Notícias

mulher

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square