top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Intercâmbio Territórios de Aprendizagem é realizado na Paraíba

Jovens rurais da região semiárida da Paraíba e agricultores pernambucanos se reuniram nos dias 22, 23 e 24 para a realização do evento Territórios de Aprendizagem – Veredas de Saberes e Sabores do Cariri, realizado pela Cooperação Procasur, em parceria com o Programa Semear Internacional e com o apoio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú, o PROCASE, resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA.

Nesse primeiro evento presencial do ano, os jovens paraibanos foram responsáveis por toda a organização do evento, que contou em sua programação com várias visitas em campo, com as presenças do coordenador do PROCASE, Aristeu Chaves, do coordenador do território, João Macedo e da Mireya Valencia, membro da equipe de apoio técnico da Procasur.

Na ocasião, as visitações em campo foram realizadas no município de Caraúbas e Boqueirão, tendo na programação o aprendizado sobre criação de galinhas, ração animal, sistema de dessalinização, caprinovinocultura, plantio de mudas de umbuzeiro, oficina de fabricação de queijos e muita variedade de comidas típicas da região do Nordeste.

O coordenador do PROCASE, Aristeu Chaves, falou da importância do Territórios de Aprendizagem para o Projeto: “esta ação não só fortalece o trabalho dos jovens envolvidos, mas também valoriza o trabalho dos agricultores e agricultoras paraibanas, atendidos pelo PROCASE, agregados a gestão do conhecimento”, enfatizou o coordenador.

Mireya Valencia, da Procasur, enalteceu o trabalho dos jovens paraibanos na organização do evento. “a ideia era que os jovens construíssem não só toda a programação como também a logística do evento, e eles se saíram muito bem em toda a organização do intercâmbio”, explicou Mireya.

A coordenadora técnica dos Territórios de Aprendizagem na Paraíba, a jovem Lays Milena, disse que foi um momento de muitas experiências. “A gente desenvolveu muitas habilidades novas. Foi um momento de muita troca com os agricultores e agricultoras. Eles gostaram bastante e isso foi muito gratificante para nós, que nunca havíamos organizado um evento deste porte”.

O Programa Territórios de Aprendizagem investe em potencializar e organizar pedagogicamente as lições apreendidas pelos próprios talentos locais, construindo propostas de capacitação e formação in loco e com soluções úteis para outros parceiros públicos e privados que possam investir desenvolvimento rural. Trata-se de uma forma inovadora de gestão do conhecimento local. O programa prepara as comunidades para oferecerem formação e capacitação contínua aos seus produtores/agricultores, dirigida por eles mesmos, com metodologias de aprendizagem entre pares, centradas na transmissão de conhecimento, o intercâmbio de experiências e a aprendizagem teórica e prática com ênfase em sua aplicabilidade prática.



























































Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page