Posts Recentes

Paraíba sedia encontro de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste


Após dois anos com reuniões exclusivamente remotas, o Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste retomou os encontros presenciais, no dia 23 de março, no Nord Luxxor Hotel, em João Pessoa, onde o secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda, recebeu os secretários, secretárias e representantes dos movimentos sociais, como também órgãos parceiros que fomentam recursos por meio de projetos para o desenvolvimento da agricultura familiar na região Nordeste. Os Projetos PROCASE e Cooperar, que contemplam famílias agricultoras em todo o estado da Paraíba, foram representados por seus coordenadores, Aristeu Chaves e Omar Gama, .Destaque também para as presenças do Oficial de Programas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA, Hardi Vieira e o Diretor País do FIDA, Claus Reiner. O FIDA atua na Paraíba há anos apoiando e promovendo o aumento da produção e da renda da agricultura familiar, por meio do Projeto PROCASE, em parceria com o Governo do Estado.

A programação contou com discussões acerca da produção de alimentos saudáveis, implementação de tecnologias na agricultura familiar, atividades que incentivem a permanência dos agricultores, agricultoras e jovens no meio rural, comercialização de alimentos da agricultura familiar, ampliação de plataformas como vitrines dos produtos da agricultura familiar, a exemplo do Siraf e a Feira Nordestina da Agricultura Familiar, que será realizada no mês de junho em Natal, Rio Grande do Norte.

Para o secretário Bivar Duda, que abriu e encerrou as discussões no evento, a participação de todos os representantes envolvidos com a agricultura familiar traz uma certeza: a importância e relevância em discutir diariamente a agricultura familiar. "Nós, aqui na Paraíba, estamos realizando projetos que incluem as famílias agricultoras, e percebo que é o melhor caminho. Neste sentido, quero externar a alegria em estar junto a todos vocês encaminhando novos rumos para agricultura familiar da nossa região", disse o secretário.

Alexandre Lima, Secretário da Agricultura do Rio Grande do Norte (SEDRAF) e coordenador da Câmara Temática do Consórcio Nordeste, avaliou positivamente o encontro de hoje, ele também deu os detalhes sobre a realização da I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que será realizada de 15 a 19 de junho de 2022 em Natal-RN.. "Vamos dar oportunidade para os agricultores familiares de todo o Nordeste apresentarem e venderem seus produtos durante uma semana num espaço exclusivo, e essa feira será mais uma vitrine que a agricultura familiar merece. Para que aconteça com mais brilho e entusiasmo, estamos contando com a participação e presença dos agricultores e agricultoras familiares dos nove estados. Teremos espaços para que os estados mostrem os produtos, experiências exitosas, palestras, comidas típicas, forró pé de serra e vários outros atrativos, tudo com o objetivo de mostrar que a Agricultura Familiar é pujante e necessária" falou Alexandre Lima.

A reunião tambem tratou sobre conjuntura, Proposta de Integração dos Serviços Estaduais de Inspeção Agropecuária (SUSAF-NE), tecnologias para auxiliar a agricultura familiar, agenda programática do Fórum, definiu encaminhamentos e discutiu um projeto grandioso para agricultura familiar.

Central de Notícias

mulher

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square