PROCASE participa da II FENAFES, em João Pessoa

De 16 e 19 de novembro, o PROCASE esteve presente na II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, a FENAFES, que aconteceu em João Pessoa, no Espaço Cultural José Lins do Rego. O evento foi uma realização do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido- SEAFDS e dos Projetos Procase e Cooperar; da Secretaria do Desenvolvimento Humano e Empreender Paraíba e do Consórcio Nordeste, por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar.

De acordo com os números oficiais, a feira contou com a participação de 638 expositores, com 306 empreendimentos e 15.900 participantes. A programação contou com a exposição de produtos agroecológicos e saudáveis dos nove Estados do Nordeste, além de fóruns, seminários, mesas e debates sobre temas relacionados à agricultura familiar e economia solidária.

O coordenador estadual do Procase, Nivaldo Magalhães, participou da feira e da cerimônia de abertura, que aconteceu na noite da quinta-feira (16), com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; dos secretários da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido - Seafds, Frei Anastácio e Bivar Duda; da Secretaria do Desenvolvimento Humano, Pollyana Dutra, da secretária executiva da Economia Solidária, Valéria Aragão; do diretor-presidente da Empaer, Aristeu Chaves; do coordenador do Projeto Cooperar, Omar Gama; do gerente do Banco Mundial, Leonardo Bichara; do consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, Renato Carvalho; do secretário executivo do Empreender, Fabrício Feitosa; da secretária executiva da Secretaria Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Ramos; de representantes do Banco do Nordeste, além de outras diversas autoridades. O governador da Paraíba, João Azevêdo e o vice, Lucas Ribeiro, participaram da feira no sábado, dia 18.

Vários beneficiários e cooperativas apoiadas pelo Procase estiveram presentes na feira, que não só trouxe a oportunidade de venda dos produtos, como também integrou órgãos federais, estaduais e municipais junto aos movimentos sociais e sociedade civil no debate do fortalecimento de políticas públicas para a agricultura familiar.