Projeto EcoProdutivo recebe a visita dos alunos do Projeto da ECIT Manoel Alves Campos

O Projeto EcoProdutivo recebeu, no dia 23 de agosto, alunos da Escola Cidadã Integrada Técnica Manoel Alves Campos, que fazem parte do Programa Conexão Mundo, do Governo do Estado da Paraíba, em parceria com a prestigiada Mondragon Unibertsitatea, da Espanha, que envolve 15 alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio.

Sob a coordenação do professor Tiago Viana, os alunos visitaram o Sítio Tapera, no município do Congo, para conhecer as instalações do Projeto EcoProdutivo., onde exploraram o tema: "Matemática e Empreendedorismo Cooperativo: Fortalecendo a Agricultura Local". Focando no levantamento de dados empíricos sobre a situação da zona rural do município do Congo – PB, onde a escola Manoel Alves Campos também está inserida, a atividade vinculou habilidades matemáticas à prática do cooperativismo, com o objetivo de capacitar os alunos para analisar dados, planejar e concretizar uma iniciativa que beneficie a comunidade. De acordo com o professor Tiago Viana, a educação cooperativa é a essência do Programa Conexão Mundo, promovendo participação ativa, gestão democrática e colaboração. Por meio de pesquisa, estudos de caso e interações, os alunos não só desenvolvem competências matemáticas, mas também habilidades fundamentais para a vida.

O programa vai além, estabelecendo bases sólidas para o futuro. Queremos cultivar o empreendedorismo cooperativo e a consciência social, capacitando nossos alunos como agentes de transformação. Acreditamos que a união da matemática com o cooperativismo pode gerar impactos positivos e duradouros na agricultura e educação locais.